Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

TEATRO COMO FERRAMENTA PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: TEATRO, ENSINO/APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA Pôster (PO) Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9812
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 697
    "inscrito_id" => 1456
    "titulo" => "TEATRO COMO FERRAMENTA PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado da experiência de professores de Língua Espanhola em formação - bolsistas PIBID, do Curso de Letras – Espanhol, da Universidade Estadual da Paraíba - Campus de Monteiro, com ensino/aprendizagem de Língua Espanhola utilizando o teatro como ferramenta.  Esta experiência foi realizada pelos bolsistas –PIBID com alunos do Ensino Médio: primeiro e segundo anos, da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional - José Leite de Souza, da cidade de Monteiro. Uma das equipes de bolsistas PIBID-Espanhol/Monteiro ficou responsável por utilizar técnicas do teatro para o ensino de Língua Espanhola, nestas turmas, com a intenção de verificar como se dá a aprendizagem a partir desta ferramenta. O aporte teórico utilizado neste trabalho foi a pesquisa "El Teatro en las clases de español: lengua, cultura y expresividad", de Júnior (2006) e o texto "É tudo improviso: técnicas de teatro para as aulas de línguas estrangeiras", de Diniz (2014). Partiu-se da premissa de que ensinar uma segunda língua utilizando o teatro como ferramenta, como afirma Júnior (2006), possibilita um trabalho com vocabulário, gramática, pronúncia e cultura. O texto trabalhado nesta experiência foi um episódio de "Chaves", programa mexicano conhecido como "El chavo del ocho", que foi adaptado para uma pequena peça teatral. Em virtude da comemoração do Dia dos Namorados, no Brasil, o episódio escolhido foi o intitulado "El día de San Valentín".  A oralidade foi priorizada, mas também foi possível trabalhar a escrita, já que o grupo de alunos contribuiu com os bolsistas na adaptação do episódio para o teatro. Depois de vários ensaios, nos quais foram trabalhados, insistentemente, o vocabulário e a pronúncia, o episódio  "El día de San Valentín", adaptado para uma pequena peça teatral, foi apresentado pelos alunos das turmas de primeiro e segundo anos do Ensino Médio, na "Semana Literária" da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional - José Leite de Souza. Os resultados obtidos com a utilização do teatro como ferramenta para o ensino de língua espanhola foram muito positivos. A utilização de técnicas teatrais no ensino de espanhol como segunda língua proporcionou abranger: língua, cultura, expressividade e criatividade. As aulas ocorreram de forma divertida, já que os alunos, de maneira geral, perderam a timidez com ajuda das técnicas to teatro, o que possibilitou um maior envolvimento deles em todo o processo: adaptação do texto, ensaios e encenação. O envolvimento dos alunos com a escrita e a fala dos diálogos foi muito importante no processo de ensino/aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "TEATRO, ENSINO/APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_18_20_39_idinscrito_1456_aa11726a5bc1e8a8edefa92f04ee731c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA BONGESTAB"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA"
    "autor_email" => "crisbonges@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9812
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 697
    "inscrito_id" => 1456
    "titulo" => "TEATRO COMO FERRAMENTA PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado da experiência de professores de Língua Espanhola em formação - bolsistas PIBID, do Curso de Letras – Espanhol, da Universidade Estadual da Paraíba - Campus de Monteiro, com ensino/aprendizagem de Língua Espanhola utilizando o teatro como ferramenta.  Esta experiência foi realizada pelos bolsistas –PIBID com alunos do Ensino Médio: primeiro e segundo anos, da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional - José Leite de Souza, da cidade de Monteiro. Uma das equipes de bolsistas PIBID-Espanhol/Monteiro ficou responsável por utilizar técnicas do teatro para o ensino de Língua Espanhola, nestas turmas, com a intenção de verificar como se dá a aprendizagem a partir desta ferramenta. O aporte teórico utilizado neste trabalho foi a pesquisa "El Teatro en las clases de español: lengua, cultura y expresividad", de Júnior (2006) e o texto "É tudo improviso: técnicas de teatro para as aulas de línguas estrangeiras", de Diniz (2014). Partiu-se da premissa de que ensinar uma segunda língua utilizando o teatro como ferramenta, como afirma Júnior (2006), possibilita um trabalho com vocabulário, gramática, pronúncia e cultura. O texto trabalhado nesta experiência foi um episódio de "Chaves", programa mexicano conhecido como "El chavo del ocho", que foi adaptado para uma pequena peça teatral. Em virtude da comemoração do Dia dos Namorados, no Brasil, o episódio escolhido foi o intitulado "El día de San Valentín".  A oralidade foi priorizada, mas também foi possível trabalhar a escrita, já que o grupo de alunos contribuiu com os bolsistas na adaptação do episódio para o teatro. Depois de vários ensaios, nos quais foram trabalhados, insistentemente, o vocabulário e a pronúncia, o episódio  "El día de San Valentín", adaptado para uma pequena peça teatral, foi apresentado pelos alunos das turmas de primeiro e segundo anos do Ensino Médio, na "Semana Literária" da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional - José Leite de Souza. Os resultados obtidos com a utilização do teatro como ferramenta para o ensino de língua espanhola foram muito positivos. A utilização de técnicas teatrais no ensino de espanhol como segunda língua proporcionou abranger: língua, cultura, expressividade e criatividade. As aulas ocorreram de forma divertida, já que os alunos, de maneira geral, perderam a timidez com ajuda das técnicas to teatro, o que possibilitou um maior envolvimento deles em todo o processo: adaptação do texto, ensaios e encenação. O envolvimento dos alunos com a escrita e a fala dos diálogos foi muito importante no processo de ensino/aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "TEATRO, ENSINO/APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_18_20_39_idinscrito_1456_aa11726a5bc1e8a8edefa92f04ee731c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA BONGESTAB"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA"
    "autor_email" => "crisbonges@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho é resultado da experiência de professores de Língua Espanhola em formação - bolsistas PIBID, do Curso de Letras – Espanhol, da Universidade Estadual da Paraíba - Campus de Monteiro, com ensino/aprendizagem de Língua Espanhola utilizando o teatro como ferramenta. Esta experiência foi realizada pelos bolsistas –PIBID com alunos do Ensino Médio: primeiro e segundo anos, da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional - José Leite de Souza, da cidade de Monteiro. Uma das equipes de bolsistas PIBID-Espanhol/Monteiro ficou responsável por utilizar técnicas do teatro para o ensino de Língua Espanhola, nestas turmas, com a intenção de verificar como se dá a aprendizagem a partir desta ferramenta. O aporte teórico utilizado neste trabalho foi a pesquisa "El Teatro en las clases de español: lengua, cultura y expresividad", de Júnior (2006) e o texto "É tudo improviso: técnicas de teatro para as aulas de línguas estrangeiras", de Diniz (2014). Partiu-se da premissa de que ensinar uma segunda língua utilizando o teatro como ferramenta, como afirma Júnior (2006), possibilita um trabalho com vocabulário, gramática, pronúncia e cultura. O texto trabalhado nesta experiência foi um episódio de "Chaves", programa mexicano conhecido como "El chavo del ocho", que foi adaptado para uma pequena peça teatral. Em virtude da comemoração do Dia dos Namorados, no Brasil, o episódio escolhido foi o intitulado "El día de San Valentín". A oralidade foi priorizada, mas também foi possível trabalhar a escrita, já que o grupo de alunos contribuiu com os bolsistas na adaptação do episódio para o teatro. Depois de vários ensaios, nos quais foram trabalhados, insistentemente, o vocabulário e a pronúncia, o episódio "El día de San Valentín", adaptado para uma pequena peça teatral, foi apresentado pelos alunos das turmas de primeiro e segundo anos do Ensino Médio, na "Semana Literária" da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional - José Leite de Souza. Os resultados obtidos com a utilização do teatro como ferramenta para o ensino de língua espanhola foram muito positivos. A utilização de técnicas teatrais no ensino de espanhol como segunda língua proporcionou abranger: língua, cultura, expressividade e criatividade. As aulas ocorreram de forma divertida, já que os alunos, de maneira geral, perderam a timidez com ajuda das técnicas to teatro, o que possibilitou um maior envolvimento deles em todo o processo: adaptação do texto, ensaios e encenação. O envolvimento dos alunos com a escrita e a fala dos diálogos foi muito importante no processo de ensino/aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.