Esta pesquisa, de caráter qualitativa, e denominada Estado da Arte, foi construída a partir da disciplina de caráter obrigatório Pesquisa em Educação, cursada no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), visa realizar um levantamento bibliográfico de produções e estudos, que foram publicados em forma de artigos científicos, teses e dissertações, dentro de um marco temporal de 2012 a 2022, buscando conhecer/compreender as produções que estão sendo publicadas a respeito do campo da educação sobre as relações entre imagens e alfabetização dentro da educação de jovens e adultos nas regiões do Rio Grande do Norte e Ceará especificamente, e posteriormente a nível nacional. Para a realização deste trabalho, foi necessário mapear produções em 9 bases de dados, sendo 7 bases do RN e CE, e 2 nacionais onde foi possível realizar o levantamento bibliográfico tendo como principal objetivo refletir sobre o uso das imagens na alfabetização da educação de jovens e adultos. Para o início da pesquisa, foi necessário criar alguns critérios de seleção das produções, como palavras que sirvam como os descritores da pesquisa. Se tratado das considerações construídas a partir das análises, foi possível considerar a importância do objeto de estudo pesquisado para educação, e reforçar a necessidade de trazer discussões novas dentro do campo da Educação.