"A COORDENAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS: ENTRE IMPASSES E DILEMAS A PARTIR DA ANÁLISE DE UMA AUTONARRATIVA"
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98788 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5459 "inscrito_id" => 7132 "titulo" => ""A COORDENAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS: ENTRE IMPASSES E DILEMAS A PARTIR DA ANÁLISE DE UMA AUTONARRATIVA"" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de um docente de Química frente à coordenação do Novo Ensino Médio (NEM) em Belo Horizonte (MG), função esta criada devido à implementação do NEM no Estado de Minas Gerais. Podem assumir esta vaga, conforme as diretrizes pré-estabelecidas pela Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais (SEE-MG), professores efetivos e designados de qualquer área de atuação ou supervisores. As funções desempenhadas pelo coordenador do NEM variam entre questões pedagógicas, disciplinares e administrativas. Nesse sentido, este relato apresenta as implicações desta função na identidade profissional e no trabalho docente de um professor de Química de uma instituição estadual que assumiu a referida função durante o período de fevereiro-2022 e maio-2023. As percepções do professor serão analisadas seguindo os preceitos da pesquisa qualitativa-narrativa que permitem dar voz as questões que afetam o profissional e a partir destas narrativas tecer interpretações que nos permitem analisar, refletir e questionar as questões experienciadas. Nesse sentido, propor-se-á uma análise de uma autonarrativa para que possamos compreender a complexidade neste tipo de análise e a influência destas reflexões no âmbito pessoal-profissional. Os dados apontam para a necessidade de pesquisas sobre autonarrativas com profissionais da educação com o objetivo de dar um sentido às questões que perpassam o ambiente educacional a partir de um olhar investigativo sobre a práxis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID7132_TB5459_12122023141924.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS JOSÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MATEUS SANTOS" "autor_email" => "mateus.j.santos@ufv.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98788 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5459 "inscrito_id" => 7132 "titulo" => ""A COORDENAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS: ENTRE IMPASSES E DILEMAS A PARTIR DA ANÁLISE DE UMA AUTONARRATIVA"" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de um docente de Química frente à coordenação do Novo Ensino Médio (NEM) em Belo Horizonte (MG), função esta criada devido à implementação do NEM no Estado de Minas Gerais. Podem assumir esta vaga, conforme as diretrizes pré-estabelecidas pela Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais (SEE-MG), professores efetivos e designados de qualquer área de atuação ou supervisores. As funções desempenhadas pelo coordenador do NEM variam entre questões pedagógicas, disciplinares e administrativas. Nesse sentido, este relato apresenta as implicações desta função na identidade profissional e no trabalho docente de um professor de Química de uma instituição estadual que assumiu a referida função durante o período de fevereiro-2022 e maio-2023. As percepções do professor serão analisadas seguindo os preceitos da pesquisa qualitativa-narrativa que permitem dar voz as questões que afetam o profissional e a partir destas narrativas tecer interpretações que nos permitem analisar, refletir e questionar as questões experienciadas. Nesse sentido, propor-se-á uma análise de uma autonarrativa para que possamos compreender a complexidade neste tipo de análise e a influência destas reflexões no âmbito pessoal-profissional. Os dados apontam para a necessidade de pesquisas sobre autonarrativas com profissionais da educação com o objetivo de dar um sentido às questões que perpassam o ambiente educacional a partir de um olhar investigativo sobre a práxis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID7132_TB5459_12122023141924.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS JOSÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MATEUS SANTOS" "autor_email" => "mateus.j.santos@ufv.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }