Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO COM OS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As emoções, aqui definidas, compreendem o campo de discussão da sociologia das emoções no processo de interação face a face nos Círculos de Construção de Paz (CCPs). Sendo esses CCPs, uma metodologia que favorece a conversa circular entre um grupo de pessoas que são convidadas a participar do ritual como forma de empoderamento para lidar com situações conflitivas. Assim, significa uma experiência dialógica de educação emocional utilizada nas diversas instituições educacionais da rede pública cearense. Os CCPs constituindo-se na seguinte estrutura e ritualística: agrupamento de participantes sentados em círculo com um conjunto de elementos no seu centro, simbolizando visualmente a intencionalidade da reunião dialógica; uma cerimônia de abertura para declarar o início do círculo; um check-in que representa o “termômetro” para saber como os participantes estão chegando; a feitura dos valores que idealiza os fundamentos da conversa circular; a construção dos combinados para sedimentar as normativas do diálogo; a contação de histórias referente a intencionalidade dos CCPs; o check-out e a cerimônia de encerramento, marcando o final da comunicação circular; além disso, conta-se com o bastão da fala ou objeto da palavra, como um elemento regulador que permite que o participante, com o bastão em mãos, possa oportunizar o momento de fala (SILVA, 2023). Portanto, objetiva-se compreender as emoções que ecoam nos CCPs como elementos de educação emocional, impactando no processo relacional no cotidiano escolar. Nessa direção, encontram-se as reflexões sobre a temática das emoções, a da educação e o dos CCPs, alicerçado nas concepções de Mauro Koury, Erving Goffman, Le Breton, Randall Collins, Pierre Bourdieu, Paulo Freire e Belinda Hopkins, entre outros. Em termos metodológicos, constitui-se pela revisão bibliográfica com base interpretativa, entrelaçando-se com algumas análises vivenciais nos CCPs. Enfim, a ideia não é apontar resultados conclusivos, entretanto, a intenção é contribuir com o processo reflexivo sobre a temática.

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