REFLEXÕES SOBRE USO DO CHATGPT NA EDUCAÇÃO: A VISÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97778 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4177 "inscrito_id" => 9437 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE USO DO CHATGPT NA EDUCAÇÃO: A VISÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A relação entre inteligências natural (IN) e artificial (IA) está vivendo uma fase disruptiva desde novembro de 2022, quando a startup OpenAI, num protagonismo ousado em relação à Google, apresentou ao mundo o ChatGPT - um robô conversacional que possui habilidades de realizar tarefas intelectuais para seres humanos, com qualidades flagrantes na escrita e no raciocínio para o qual é pré-treinado. Uma inovação muito mais sofisticada do que outros softwares de linguagens populares de alta demanda que já estavam disponíveis no mercado, a exemplo da siri, da alexa e até mesmo do buscador google e que tem repercutido de modo diverso em todas as áreas da atuação humana. Na educação, gestores, professores e alunos têm reagido com sentimentos que vão desde o deslumbramento, passando pela cautela e até mesmo rejeição. Esta discussão centra seu olhar na visão dos estudantes da educação básica e objetiva pesquisar como eles se posicionam em relação ao GPT e suas perspectivas de impacto do GPT e similares na vida estudantil. Metodologicamente, as entrevistas foram executadas de modo assíncrono, a partir de formulário eletrônico e as apreciações consideraram aspectos quanti-qualitativos. Em âmbito teórico, essa investigação ancora-se em Barbosa (2023), Sant (2023) e Buzato (2023)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9437_TB4177_24072023200957.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GOLBERY DE OLIVEIRA CHAGAS AGUIAR RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GOLBERY" "autor_email" => "golbery.rodrigues@ifpb.ed" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97778 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4177 "inscrito_id" => 9437 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE USO DO CHATGPT NA EDUCAÇÃO: A VISÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A relação entre inteligências natural (IN) e artificial (IA) está vivendo uma fase disruptiva desde novembro de 2022, quando a startup OpenAI, num protagonismo ousado em relação à Google, apresentou ao mundo o ChatGPT - um robô conversacional que possui habilidades de realizar tarefas intelectuais para seres humanos, com qualidades flagrantes na escrita e no raciocínio para o qual é pré-treinado. Uma inovação muito mais sofisticada do que outros softwares de linguagens populares de alta demanda que já estavam disponíveis no mercado, a exemplo da siri, da alexa e até mesmo do buscador google e que tem repercutido de modo diverso em todas as áreas da atuação humana. Na educação, gestores, professores e alunos têm reagido com sentimentos que vão desde o deslumbramento, passando pela cautela e até mesmo rejeição. Esta discussão centra seu olhar na visão dos estudantes da educação básica e objetiva pesquisar como eles se posicionam em relação ao GPT e suas perspectivas de impacto do GPT e similares na vida estudantil. Metodologicamente, as entrevistas foram executadas de modo assíncrono, a partir de formulário eletrônico e as apreciações consideraram aspectos quanti-qualitativos. Em âmbito teórico, essa investigação ancora-se em Barbosa (2023), Sant (2023) e Buzato (2023)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9437_TB4177_24072023200957.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GOLBERY DE OLIVEIRA CHAGAS AGUIAR RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GOLBERY" "autor_email" => "golbery.rodrigues@ifpb.ed" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }