QUIZ DAS FAKE NEWS - UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA (8° ANO – ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97754 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4139 "inscrito_id" => 12626 "titulo" => "QUIZ DAS FAKE NEWS - UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA (8° ANO – ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS)" "resumo" => "Dentre as consequências da Revolução Tecnológica, a democratização das ferramentas digitais e a superabundância das informações que circulam nas mídias são marcantes para a sociedade. Nesse contexto, o aumento considerável do número de usuários no ciberespaço na última década alterou também o perfil do aluno do século XXI, que passa a exercer um papel ambivalente, isto é, o de receptor e emissor de conteúdos, em ambientes virtuais em que qualquer pessoa pode se tornar produtora de conteúdo digital. Nesse cenário são criadas situações de leitura e autoria, sendo, portanto, fundamental a aprendizagem da análise, da checagem e da filtragem das informações que esses indivíduos recebem. Essa conjuntura remete à análise acerca da necessidade de implantação de um currículo escolar baseado em novos letramentos, mais especificamente, no letramento informacional, que seria proposto com vistas a contribuir para a efetiva formação do pensamento crítico e para o desenvolvimento de habilidades relativas à compreensão e à identificação de informações falsas, assim como da desinformação em diversas conjunturas, e ao uso ético e cidadão das ferramentas. Diante da complexidade e da importância do tema, este trabalho traz uma sugestão de sequência didática que pode ser aplicada em turmas de 8° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, sendo previsto na etapa conclusiva a aplicação de um quiz aos alunos de uma instituição escolar. A escolha pela temática das fake news está relacionada ao fato de que, quanto maior é a abundância de informações, maior é a quantidade de desinformação que circula nas redes. A sequência didática é formada por aulas expositivas que tratam dos seguintes temas: análise das características e dos elementos da notícia, seus tipos e as formas de identificação, e das categorias da desinformação, além da elaboração e divulgação coletiva do quiz, associada à propaganda para incentivar a participação de todos os alunos, seguida de análise dos dados coletados através das respostas do quiz e debate sobre os resultados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12626_TB4139_10122023213620.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA CUNHA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paulageo1705@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97754 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4139 "inscrito_id" => 12626 "titulo" => "QUIZ DAS FAKE NEWS - UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA (8° ANO – ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS)" "resumo" => "Dentre as consequências da Revolução Tecnológica, a democratização das ferramentas digitais e a superabundância das informações que circulam nas mídias são marcantes para a sociedade. Nesse contexto, o aumento considerável do número de usuários no ciberespaço na última década alterou também o perfil do aluno do século XXI, que passa a exercer um papel ambivalente, isto é, o de receptor e emissor de conteúdos, em ambientes virtuais em que qualquer pessoa pode se tornar produtora de conteúdo digital. Nesse cenário são criadas situações de leitura e autoria, sendo, portanto, fundamental a aprendizagem da análise, da checagem e da filtragem das informações que esses indivíduos recebem. Essa conjuntura remete à análise acerca da necessidade de implantação de um currículo escolar baseado em novos letramentos, mais especificamente, no letramento informacional, que seria proposto com vistas a contribuir para a efetiva formação do pensamento crítico e para o desenvolvimento de habilidades relativas à compreensão e à identificação de informações falsas, assim como da desinformação em diversas conjunturas, e ao uso ético e cidadão das ferramentas. Diante da complexidade e da importância do tema, este trabalho traz uma sugestão de sequência didática que pode ser aplicada em turmas de 8° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, sendo previsto na etapa conclusiva a aplicação de um quiz aos alunos de uma instituição escolar. A escolha pela temática das fake news está relacionada ao fato de que, quanto maior é a abundância de informações, maior é a quantidade de desinformação que circula nas redes. A sequência didática é formada por aulas expositivas que tratam dos seguintes temas: análise das características e dos elementos da notícia, seus tipos e as formas de identificação, e das categorias da desinformação, além da elaboração e divulgação coletiva do quiz, associada à propaganda para incentivar a participação de todos os alunos, seguida de análise dos dados coletados através das respostas do quiz e debate sobre os resultados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12626_TB4139_10122023213620.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA CUNHA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paulageo1705@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }