Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO MUSICAL EM PROJETOS SOCIAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM PROJETO NO SUDESTE PARAENSE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100316
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7491
    "inscrito_id" => 21221
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MUSICAL EM PROJETOS SOCIAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM PROJETO NO SUDESTE PARAENSE"
    "resumo" => "A educação musical na sociedade contemporânea, está presente em diversos espaços e contextos sociais. Nesse cenário, os projetos sociais têm se destacado como espaços que utilizam a educação musical para se trabalhar principalmente a inclusão e a transformação social. O presente trabalho, apresenta parte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no curso de pós-graduação latu sensu em educação musical, e que tem como objetivo principal, analisar um projeto de educação musical desenvolvido no município de Marabá – PA, pelo Instituto SERVI- Sonho e Esperança em Restituir Vidas. O referido projeto, foi implantado em um bairro marabaense caracterizado pelo alto índice de vulnerabilidade social, e teve como objetivo inicial a transformação social da vida de crianças, adolescentes e jovens daquela localidade por meio da música. O projeto oferta aulas de flauta doce, canto coral, violão, prática de banda e musicalização infantil e atende um público variado. Por meio dessas oficinais, busca-se trabalhar não apenas os aspectos musicais como também o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos, assim como, trabalhar a socialização, o conviver em grupo, o respeito ao próximo e principalmente a formação humana e social do aluno. O nosso trabalho apresenta dados parciais sobre como esse projeto está organizado, quais seus objetivos no que diz respeito ao uso da educação musical como ferramenta de mudança social, e quais os resultados e impactos dessas ações educativas na vida dos participantes do projeto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21221_TB7491_20062023231902.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANE BARBOSA DE SOUSA LEAL"
    "autor_nome_curto" => "Juliane Barbosa"
    "autor_email" => "delleal1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100316
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7491
    "inscrito_id" => 21221
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MUSICAL EM PROJETOS SOCIAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM PROJETO NO SUDESTE PARAENSE"
    "resumo" => "A educação musical na sociedade contemporânea, está presente em diversos espaços e contextos sociais. Nesse cenário, os projetos sociais têm se destacado como espaços que utilizam a educação musical para se trabalhar principalmente a inclusão e a transformação social. O presente trabalho, apresenta parte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no curso de pós-graduação latu sensu em educação musical, e que tem como objetivo principal, analisar um projeto de educação musical desenvolvido no município de Marabá – PA, pelo Instituto SERVI- Sonho e Esperança em Restituir Vidas. O referido projeto, foi implantado em um bairro marabaense caracterizado pelo alto índice de vulnerabilidade social, e teve como objetivo inicial a transformação social da vida de crianças, adolescentes e jovens daquela localidade por meio da música. O projeto oferta aulas de flauta doce, canto coral, violão, prática de banda e musicalização infantil e atende um público variado. Por meio dessas oficinais, busca-se trabalhar não apenas os aspectos musicais como também o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos, assim como, trabalhar a socialização, o conviver em grupo, o respeito ao próximo e principalmente a formação humana e social do aluno. O nosso trabalho apresenta dados parciais sobre como esse projeto está organizado, quais seus objetivos no que diz respeito ao uso da educação musical como ferramenta de mudança social, e quais os resultados e impactos dessas ações educativas na vida dos participantes do projeto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21221_TB7491_20062023231902.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANE BARBOSA DE SOUSA LEAL"
    "autor_nome_curto" => "Juliane Barbosa"
    "autor_email" => "delleal1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A educação musical na sociedade contemporânea, está presente em diversos espaços e contextos sociais. Nesse cenário, os projetos sociais têm se destacado como espaços que utilizam a educação musical para se trabalhar principalmente a inclusão e a transformação social. O presente trabalho, apresenta parte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no curso de pós-graduação latu sensu em educação musical, e que tem como objetivo principal, analisar um projeto de educação musical desenvolvido no município de Marabá – PA, pelo Instituto SERVI- Sonho e Esperança em Restituir Vidas. O referido projeto, foi implantado em um bairro marabaense caracterizado pelo alto índice de vulnerabilidade social, e teve como objetivo inicial a transformação social da vida de crianças, adolescentes e jovens daquela localidade por meio da música. O projeto oferta aulas de flauta doce, canto coral, violão, prática de banda e musicalização infantil e atende um público variado. Por meio dessas oficinais, busca-se trabalhar não apenas os aspectos musicais como também o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos, assim como, trabalhar a socialização, o conviver em grupo, o respeito ao próximo e principalmente a formação humana e social do aluno. O nosso trabalho apresenta dados parciais sobre como esse projeto está organizado, quais seus objetivos no que diz respeito ao uso da educação musical como ferramenta de mudança social, e quais os resultados e impactos dessas ações educativas na vida dos participantes do projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.