Este ensaio é escrito a várias mãos, resultando da reflexão conjunta de um grupo de estudos que vem desenvolvendo suas atividades ao longo de todo o ano de 2014 e que já começa a apresentar frutos. A temática do estudo é a formação do professor, decidida em conjunto diante de uma visível deficiência naquela que é oferecida na IES de origem, principalmente em face de uma dicotomia da práxis. Metodologicamente foi a partir dessa visão dicotômica da formação, que os formandos foram orientados a buscarem na escola de educação básica – no nível fundamental em que irão atuar – as deficiências e dificuldades que os novos professores enfrentam ao ingressarem no campo profissional. De posse dessas informações decidimos o estudo da obra de António Nóvoa, pensador português, historiador da educação, que tem dedicado parte de seu estudo a essa temática. Logo na primeira abordagem à obra do referido autor nos ficou a sensação de que uma outra formação é possível, de que outro tipo de fazer pedagógico pode permitir a melhoria formativa do novo professor e contribuir para a elevação do nível educacional no país. Com o aprofundamento das leituras e das reflexões colocadas em contraposição à prática atual foi fácil percebera necessidade do diálogo entre propostas como forma de buscar essa melhoria. Temos consciência das resistências que um determinado comodismo irá colocar à proposta, mas somos persistentes. Nossos objetivos estão sendo: a) Compreender em profundidade a proposta formativa de Nóvoa; b) Discutir a possibilidade de diálogo com os atuais referenciais utilizados no curso de Pedagogia; c) Propor a possibilidade de miscigenação de métodos visando a elevação da qualidade formativa; d) contribuir para uma maior propagação da proposta metodológica de Nóvoa.