A avaliação escolar só tem sentido na medida em que se articula com seu projeto pedagógico. O Projeto Político pedagógico oferece direção à prática docente, bem como, é guia e critério para avaliação da aprendizagem. Nessa perspectiva, surgiu a questão problema da pesquisa: Quais as concepções de avaliação da aprendizagem presentes no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia? Para responder essa questão, o presente estudo buscou analisar as concepções de avaliação da aprendizagem presentes no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia do IEAA, haja vista que vem se tornando comum a concepção de avaliação como o ato de aplicar provas (exercícios ou trabalhos), atribuir notas e classificar os alunos. Com base na sua problemática, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa, do tipo documental. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, com base em Bardin (1995). Os dados apontam que o PPC de Pedagogia menciona que o professor avalia seus alunos de acordo com o proposto na apresentação no plano de ensino, cobrando e avaliando somente o que foi passado como conteúdo geral e específico. A avaliação da aprendizagem deve ter o intuito de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem, enfatizando que esse procedimento vai além de aplicar provas, testes e conceder notas aleatórias, porém exige um acompanhamento ao decorrer dos diferentes momentos do processo educativo, que segundo Cipriano Luckesi (2011) “avaliar significa investigar a realidade e nela intervir, se necessário”.