Este artigo apresenta os resultados preliminares de uma investigação sobre acesso à água e esgotamento sanitário com estudantes do ensino médio do município de Duque de Caxias (RJ). Apoia-se na Lei 12.852/2013, que institui o Estatuto da Juventude e estabelece o incentivo à participação dos jovens na elaboração das políticas públicas de meio ambiente e a criação de programas de educação ambiental destinados aos jovens. Articula-se também com a Política Nacional de Educação Ambiental, definida como um componente essencial e permanente da educação nacional. O referencial teórico articulou estudos sobre educação ambiental crítica, justiça ambiental e ecologia política dos recursos hídricos. A metodologia foi quantitativa, baseada em um questionário eletrônico elaborado na Plataforma Survey Monkey. Na primeira etapa, realizamos um levantamento de artigos científicos no Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES e Scielo. Fizemos uma busca avançada, utilizando os termos “educação e saneamento” no campo título, adotando como recorte temporal o período de 2000 a 2022. Encontramos 126 registros no Google Acadêmico, 22 no Portal da CAPES e apenas três registros no Scielo. Resultados indicam a necessidade de ampliar o acesso dos jovens a água e ao saneamento, fortalecendo projetos de educação ambiental nas escolas e comunidades. Revelam que o direito à água ainda não é assegurado a todos os moradores, indicando a importância de envolver os jovens na formulação de políticas públicas ambientais.