Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ARTE DO TEAR E DO TECER HISTÓRIAS NO COTIDIANO PEDAGÓGICO DIOCESANO – O LÚDICO E O AFETIVO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97679
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4030
    "inscrito_id" => 18303
    "titulo" => "A ARTE DO TEAR E DO TECER HISTÓRIAS NO COTIDIANO PEDAGÓGICO DIOCESANO – O LÚDICO E O AFETIVO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO."
    "resumo" => "Desde os primórdios da humanidade, a arte do tear e do tecer histórias tem sido uma prática cotidiana, no qual costumes e identidades de um dado povo vem sendo perpassado de geração a geração. É no contar e no tecer narrativas que o homem registra suas perspectivas, cotidiano e sonhos. É por meio do lúdico e do lugar afetivo entrelaçado nas memórias de infância que as práticas pedagógicas se tornam possíveis no fazer pedagógico Diocesano. Dentro dessa premissa, este trabalho tem como objetivo apresentar as práticas pedagógicas exitosas voltadas para o tear e o tecer histórias na rotina pedagógica no Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL), localizado no município de Mossoró – RN. As implicações da contação de história e da afetividade no fazer docente; de modo a incluir as narrativas contadas pelos sujeitos aprendizes; as suas percepções de mundo e identidade sociocultural que subjazem o seu desenvolvimento cognitivo e humano, as relações afetivas que contribuem para uma aprendizagem significativa. De caráter descritivo e qualitativo, a pesquisa apresenta relatos de práticas pedagógicas exitosas, registradas pela equipe de Comunicação da referida Instituição, a partir das vozes dos docentes e discentes que participaram das ações cotidianas. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário via google forms com os participantes, após o mapeamento no Banco de Registro da Comunicação. Os resultados apontam a importância do tear e do tecer histórias no desenvolvimento cognitivo e humano, uma vez que ao narrar os aprendizes reconhecem a si mesmo e ao outro, promovendo um espaço de aprendizagem em que o lúdico e o afetivo corroboram para uma prática pedagógica eficaz e transformadora no que corresponde ao EU e as suas raízes socioculturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18303_TB4030_28102023162401.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TELMA PATRICIA NUNES CHAGAS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "Telma Patricia"
    "autor_email" => "telmauern@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DIOCESANA DE MOSSORÓ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97679
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4030
    "inscrito_id" => 18303
    "titulo" => "A ARTE DO TEAR E DO TECER HISTÓRIAS NO COTIDIANO PEDAGÓGICO DIOCESANO – O LÚDICO E O AFETIVO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO."
    "resumo" => "Desde os primórdios da humanidade, a arte do tear e do tecer histórias tem sido uma prática cotidiana, no qual costumes e identidades de um dado povo vem sendo perpassado de geração a geração. É no contar e no tecer narrativas que o homem registra suas perspectivas, cotidiano e sonhos. É por meio do lúdico e do lugar afetivo entrelaçado nas memórias de infância que as práticas pedagógicas se tornam possíveis no fazer pedagógico Diocesano. Dentro dessa premissa, este trabalho tem como objetivo apresentar as práticas pedagógicas exitosas voltadas para o tear e o tecer histórias na rotina pedagógica no Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL), localizado no município de Mossoró – RN. As implicações da contação de história e da afetividade no fazer docente; de modo a incluir as narrativas contadas pelos sujeitos aprendizes; as suas percepções de mundo e identidade sociocultural que subjazem o seu desenvolvimento cognitivo e humano, as relações afetivas que contribuem para uma aprendizagem significativa. De caráter descritivo e qualitativo, a pesquisa apresenta relatos de práticas pedagógicas exitosas, registradas pela equipe de Comunicação da referida Instituição, a partir das vozes dos docentes e discentes que participaram das ações cotidianas. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário via google forms com os participantes, após o mapeamento no Banco de Registro da Comunicação. Os resultados apontam a importância do tear e do tecer histórias no desenvolvimento cognitivo e humano, uma vez que ao narrar os aprendizes reconhecem a si mesmo e ao outro, promovendo um espaço de aprendizagem em que o lúdico e o afetivo corroboram para uma prática pedagógica eficaz e transformadora no que corresponde ao EU e as suas raízes socioculturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18303_TB4030_28102023162401.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TELMA PATRICIA NUNES CHAGAS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "Telma Patricia"
    "autor_email" => "telmauern@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DIOCESANA DE MOSSORÓ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Desde os primórdios da humanidade, a arte do tear e do tecer histórias tem sido uma prática cotidiana, no qual costumes e identidades de um dado povo vem sendo perpassado de geração a geração. É no contar e no tecer narrativas que o homem registra suas perspectivas, cotidiano e sonhos. É por meio do lúdico e do lugar afetivo entrelaçado nas memórias de infância que as práticas pedagógicas se tornam possíveis no fazer pedagógico Diocesano. Dentro dessa premissa, este trabalho tem como objetivo apresentar as práticas pedagógicas exitosas voltadas para o tear e o tecer histórias na rotina pedagógica no Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL), localizado no município de Mossoró – RN. As implicações da contação de história e da afetividade no fazer docente; de modo a incluir as narrativas contadas pelos sujeitos aprendizes; as suas percepções de mundo e identidade sociocultural que subjazem o seu desenvolvimento cognitivo e humano, as relações afetivas que contribuem para uma aprendizagem significativa. De caráter descritivo e qualitativo, a pesquisa apresenta relatos de práticas pedagógicas exitosas, registradas pela equipe de Comunicação da referida Instituição, a partir das vozes dos docentes e discentes que participaram das ações cotidianas. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário via google forms com os participantes, após o mapeamento no Banco de Registro da Comunicação. Os resultados apontam a importância do tear e do tecer histórias no desenvolvimento cognitivo e humano, uma vez que ao narrar os aprendizes reconhecem a si mesmo e ao outro, promovendo um espaço de aprendizagem em que o lúdico e o afetivo corroboram para uma prática pedagógica eficaz e transformadora no que corresponde ao EU e as suas raízes socioculturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.