Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DE CORDEL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE IGUATU, CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95855
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1586
    "inscrito_id" => 12412
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE CORDEL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE IGUATU, CEARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de uma atividade realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acopiara. Aplicado em turmas de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, Anos Finais da Escola de Ensino Fundamental Maria Selvita Bezerra, localizada no município de Iguatu, Ceará. A atividade foi idealizada com o objetivo de dinamizar o Ensino de Ciências na Educação Básica a partir de novas práticas pedagógicas. Nesta perspectiva, diante da popularidade da literatura de cordel na região Nordeste do Brasil, como forma de expressão cultural, este trabalho utiliza desta manifestação cultural para trabalhar conceitos voltados para conteúdos curriculares de Ciências. Diante disso, esta iniciativa se dá a partir da construção de cordéis envolvendo a produção de folhetos didáticos com uma linguagem simples e que assim contribuem para a assimilação dos conteúdos de Ciências. O trabalho teve início com uma aula expositiva a fim de contextualizar o conteúdo de Ciências, referente ao corpo humano, a biodiversidade e aspectos relacionados à evolução. Após isso ocorreu a aplicação de uma oficina de cordel. Nesta oficina houve a introdução da modalidade literária em questão e também a orientação para a produção dos folhetos e estruturação do cordel a partir de conteúdos trabalhados nas aulas de Ciências. Observou-se a participação efetiva dos estudantes nas atividades desenvolvidas. Ao final da oficina, os materiais produzidos foram expostos na própria escola a fim de incentivar os demais alunos da instituição. Os resultados desta proposta servirão como recurso pedagógico para os docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12412_TB1586_10122023144349.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA DE SOUZA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "bianca.souza.pereira08@al"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95855
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1586
    "inscrito_id" => 12412
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE CORDEL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE IGUATU, CEARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de uma atividade realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acopiara. Aplicado em turmas de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, Anos Finais da Escola de Ensino Fundamental Maria Selvita Bezerra, localizada no município de Iguatu, Ceará. A atividade foi idealizada com o objetivo de dinamizar o Ensino de Ciências na Educação Básica a partir de novas práticas pedagógicas. Nesta perspectiva, diante da popularidade da literatura de cordel na região Nordeste do Brasil, como forma de expressão cultural, este trabalho utiliza desta manifestação cultural para trabalhar conceitos voltados para conteúdos curriculares de Ciências. Diante disso, esta iniciativa se dá a partir da construção de cordéis envolvendo a produção de folhetos didáticos com uma linguagem simples e que assim contribuem para a assimilação dos conteúdos de Ciências. O trabalho teve início com uma aula expositiva a fim de contextualizar o conteúdo de Ciências, referente ao corpo humano, a biodiversidade e aspectos relacionados à evolução. Após isso ocorreu a aplicação de uma oficina de cordel. Nesta oficina houve a introdução da modalidade literária em questão e também a orientação para a produção dos folhetos e estruturação do cordel a partir de conteúdos trabalhados nas aulas de Ciências. Observou-se a participação efetiva dos estudantes nas atividades desenvolvidas. Ao final da oficina, os materiais produzidos foram expostos na própria escola a fim de incentivar os demais alunos da instituição. Os resultados desta proposta servirão como recurso pedagógico para os docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12412_TB1586_10122023144349.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA DE SOUZA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "bianca.souza.pereira08@al"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de uma atividade realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acopiara. Aplicado em turmas de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, Anos Finais da Escola de Ensino Fundamental Maria Selvita Bezerra, localizada no município de Iguatu, Ceará. A atividade foi idealizada com o objetivo de dinamizar o Ensino de Ciências na Educação Básica a partir de novas práticas pedagógicas. Nesta perspectiva, diante da popularidade da literatura de cordel na região Nordeste do Brasil, como forma de expressão cultural, este trabalho utiliza desta manifestação cultural para trabalhar conceitos voltados para conteúdos curriculares de Ciências. Diante disso, esta iniciativa se dá a partir da construção de cordéis envolvendo a produção de folhetos didáticos com uma linguagem simples e que assim contribuem para a assimilação dos conteúdos de Ciências. O trabalho teve início com uma aula expositiva a fim de contextualizar o conteúdo de Ciências, referente ao corpo humano, a biodiversidade e aspectos relacionados à evolução. Após isso ocorreu a aplicação de uma oficina de cordel. Nesta oficina houve a introdução da modalidade literária em questão e também a orientação para a produção dos folhetos e estruturação do cordel a partir de conteúdos trabalhados nas aulas de Ciências. Observou-se a participação efetiva dos estudantes nas atividades desenvolvidas. Ao final da oficina, os materiais produzidos foram expostos na própria escola a fim de incentivar os demais alunos da instituição. Os resultados desta proposta servirão como recurso pedagógico para os docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.