As cidades e os bairros são espaços constituídos por dinâmicas sociais formadoras dos seus habitantes, portanto, eles podem ser compreendidos como espaços educativos. Dinâmicas que se constroem a partir das relações comunitárias vividas nos espaços públicos, lócus da cidadania. As experiências interferem na construção da vinculação afetiva das pessoas com o bairro. O programa "Ser Cidade: subjetividades, coletividade e educação nas relações com as cidades” desenvolveu uma pesquisa no bairro Junco, em Picos-PI, visando compreender as relações entre os moradores e seus pares e destes com o seu bairro. Na pesquisa utilizou-se a metodologia dos Mapas Afetivos, que coloca ênfase no afeto como agregador da percepção dos moradores sobre o bairro. O instrumento solicita aos participantes a elaboração de um desenho, ao qual atribuem significados, e foi respondido por 25 moradores (17 do sexo feminino e 8 do sexo masculino), com faixa etária entre 16 e 61 anos. A maioria dos respondentes tem nível superior incompleto e reside no bairro entre 4 e 35 anos. Os resultados apontam para seis tipos de imagens de estima de lugar: agradabilidade (9 mapas); pertencimento (7); contraste potencializador (4); destruição (2); contraste despotencializador (2) e insegurança (1). Os afetos considerados positivos, presentes em 20 mapas, fazem alusão às relações sociais entre vizinhos, e os afetos negativos, presentes nos demais mapas, se referem às condições estruturais do bairro, como a ausência de rede de esgotamento sanitário, buracos nas ruas e falta de iluminação pública. Concluiu-se que o bairro inspira mais afetos positivos, entretanto, precisa de reestruturação para promover qualidade de vida aos seus moradores. Essas conclusões, são ponto de partida para a próxima etapa investigativa, que será a ação participativa e educativa com os moradores, sobre quais ações podem ser realizadas, visando obter o espaço público que necessitam e desejam.