O presente trabalho reflete sobre a experiência no Projeto Ciência Viva: repensando e reconfigurando o ensino de Ciências em escolas públicas da região do Brejo Paraibano, vinculado ao Programa de Licenciatura (PROLICEN), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O PROLICEN é um programa de apoio para os cursos de licenciaturas e envolve a participação de alunos e professores da UFPB, além de professores do ensino básico que elaboram atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão nos Cursos de Licenciatura e nas Escolas Públicas. Perante o exposto, temos como objetivo descrever o uso de recursos didáticos em biscuit no ensino de ciências nas escolas públicas de Bananeiras e Solânea no ano de 2022. A metodologia usada foi a confecção de materiais didáticos de apoio para abordagem de conteúdos de Ciências em turmas do Ensino Fundamental II dos referidos municípios. Para o desenvolvimento dos modelos foram utilizados como base teórica os materiais disponibilizados pelos professores das redes de ensino. Para a preparação dos protótipos usou-se como materiais: massa de biscuit, isopor, tinta acrílica e de tecido, cola, E.V.A., tesoura e pincéis. Conclui-se que o uso de representações em três dimensões nas salas de aula contribui positivamente para a interação e participação ativa entre os alunos e professores, facilita a compreensão de fenômenos complexos e abstratos, tornando o conhecimento mais concreto.