No ensino de ciências e de biologia, as aulas práticas e experimentais são estratégias pedagógicas muito eficazes para a construção de um processo de ensino-aprendizagem significativo, sendo tais ferramentas consideradas tão importantes quanto um bom planejamento de aulas teóricas. Professores da área de ciências naturais, frequentemente enfrentam limitações para a execução de aulas práticas devido à ausência de laboratórios e materiais. Apenas cerca de 20% das escolas públicas de ensino fundamental e 40% daquelas que recebem alunos do ensino médio possuem instalações adequadas para a realização de experimentação. O objetivo deste trabalho foi desenvolver kits experimentais e demonstrativos para execução de aulas práticas de ciências para estudantes da educação básica, através da elaboração de uma proposta lúdica, de baixo custo e participativa de ensino de ciências para aplicação em escolas públicas. Para tal, foram elaborados dois kits para execução de aulas práticas acompanhados por seus respectivos guias de execução: (1) modelo demonstrativo de funcionamento do sistema respiratório humano e (2) kit experimental para a detecção de amido em alimentos. Os produtos elaborados foram aplicados em aulas com alunos do quinto ano do ensino fundamental do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ. Nossos resultados mostram que ao vivenciarem os conteúdos de ciências de forma experimental e através de modelos demonstrativos, os alunos tiveram a oportunidade de aprender de maneira mais lúdica e significativa, correlacionando os componentes curriculares abordados com a vida cotidiana.