Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE BOTÂNICA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA DO LIVRO DIDÁTICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97545
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3850
    "inscrito_id" => 4950
    "titulo" => "ENSINO DE BOTÂNICA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA DO LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "O ensino de Botânica está imerso em diversos pré-conceitos e problemas didáticos, a falta de engajamento dos alunos pelos conteúdos relacionados às plantas é um dos obstáculos a serem vencidos pelos professores de Ciências e Biologia da educação básica. Aliado a essa premissa, o livro didático desempenha um papel essencial, sendo muitas vezes o único recurso disponível nas escolas públicas, pois a partir dele surgem vários métodos e atividades que são implementadas durante o ano escolar para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, este trabalho teve o propósito de investigar, de forma quantitativa, a proposição de atividades práticas sobre os conteúdos de botânica dos livros didáticos adotados em escolas de ensino médio, da rede pública de Cajazeiras, município localizado no sertão do estado da Paraíba. O material analisado foram os livros Biologia unidade e diversidade do autor José Arnaldo Favaretto (LA), Biologia moderna de Amabis e Martho (LB), Bio Volume 2 de Sônia Lopes e Sergio Rosso (LC) e Biologia hoje de Sérgio Linhares, Fernando Gewandsznajder e Helena Pacca (LD). Como resultados, observou-se o maior número de questões no LB, 87 ao todo, mas destas, apenas 3,4% eram práticas; diferentemente do LD, que ocupa o segundo lugar com 69 questões, com cerca de 11,6% de práticas, em seguida, no LA contabilizou apenas 6% de práticas das 67 questões, já o LC dispôs de 11,8% de práticas em relação ao total de 34 questões propostas. Conclui-se que, apesar das obras não possuírem equívocos quanto ao conteúdo, no entanto, a disposição de atividades práticas que abordam, dinamizam e contextualizam os temas da Botânica são escassos, sendo que configuram-se como recursos para estimular os discentes a participarem ativamente do processo de ensino e aprendizagem, assim como propiciar a construção do seu próprio conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID4950_TB3850_10122023192719.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIELLY DANTAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIELLY DANTAS"
    "autor_email" => "josiellydantasbiologia@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97545
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3850
    "inscrito_id" => 4950
    "titulo" => "ENSINO DE BOTÂNICA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA DO LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "O ensino de Botânica está imerso em diversos pré-conceitos e problemas didáticos, a falta de engajamento dos alunos pelos conteúdos relacionados às plantas é um dos obstáculos a serem vencidos pelos professores de Ciências e Biologia da educação básica. Aliado a essa premissa, o livro didático desempenha um papel essencial, sendo muitas vezes o único recurso disponível nas escolas públicas, pois a partir dele surgem vários métodos e atividades que são implementadas durante o ano escolar para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, este trabalho teve o propósito de investigar, de forma quantitativa, a proposição de atividades práticas sobre os conteúdos de botânica dos livros didáticos adotados em escolas de ensino médio, da rede pública de Cajazeiras, município localizado no sertão do estado da Paraíba. O material analisado foram os livros Biologia unidade e diversidade do autor José Arnaldo Favaretto (LA), Biologia moderna de Amabis e Martho (LB), Bio Volume 2 de Sônia Lopes e Sergio Rosso (LC) e Biologia hoje de Sérgio Linhares, Fernando Gewandsznajder e Helena Pacca (LD). Como resultados, observou-se o maior número de questões no LB, 87 ao todo, mas destas, apenas 3,4% eram práticas; diferentemente do LD, que ocupa o segundo lugar com 69 questões, com cerca de 11,6% de práticas, em seguida, no LA contabilizou apenas 6% de práticas das 67 questões, já o LC dispôs de 11,8% de práticas em relação ao total de 34 questões propostas. Conclui-se que, apesar das obras não possuírem equívocos quanto ao conteúdo, no entanto, a disposição de atividades práticas que abordam, dinamizam e contextualizam os temas da Botânica são escassos, sendo que configuram-se como recursos para estimular os discentes a participarem ativamente do processo de ensino e aprendizagem, assim como propiciar a construção do seu próprio conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID4950_TB3850_10122023192719.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIELLY DANTAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIELLY DANTAS"
    "autor_email" => "josiellydantasbiologia@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de Botânica está imerso em diversos pré-conceitos e problemas didáticos, a falta de engajamento dos alunos pelos conteúdos relacionados às plantas é um dos obstáculos a serem vencidos pelos professores de Ciências e Biologia da educação básica. Aliado a essa premissa, o livro didático desempenha um papel essencial, sendo muitas vezes o único recurso disponível nas escolas públicas, pois a partir dele surgem vários métodos e atividades que são implementadas durante o ano escolar para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, este trabalho teve o propósito de investigar, de forma quantitativa, a proposição de atividades práticas sobre os conteúdos de botânica dos livros didáticos adotados em escolas de ensino médio, da rede pública de Cajazeiras, município localizado no sertão do estado da Paraíba. O material analisado foram os livros Biologia unidade e diversidade do autor José Arnaldo Favaretto (LA), Biologia moderna de Amabis e Martho (LB), Bio Volume 2 de Sônia Lopes e Sergio Rosso (LC) e Biologia hoje de Sérgio Linhares, Fernando Gewandsznajder e Helena Pacca (LD). Como resultados, observou-se o maior número de questões no LB, 87 ao todo, mas destas, apenas 3,4% eram práticas; diferentemente do LD, que ocupa o segundo lugar com 69 questões, com cerca de 11,6% de práticas, em seguida, no LA contabilizou apenas 6% de práticas das 67 questões, já o LC dispôs de 11,8% de práticas em relação ao total de 34 questões propostas. Conclui-se que, apesar das obras não possuírem equívocos quanto ao conteúdo, no entanto, a disposição de atividades práticas que abordam, dinamizam e contextualizam os temas da Botânica são escassos, sendo que configuram-se como recursos para estimular os discentes a participarem ativamente do processo de ensino e aprendizagem, assim como propiciar a construção do seu próprio conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.