Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE IMUNOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97507
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3804
    "inscrito_id" => 6384
    "titulo" => "MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE IMUNOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Na metodologia ativa de ensino são utilizados meios diferentes, para prender a atenção dos estudantes, tais como jogos, vídeos, além de outras estratégias didáticas. O presente trabalho consiste em um relato de experiência referente ao acompanhamento e aplicação de mapas mentais na Disciplina de Imunologia, ministrada para alunos de Ciências Biológicas durante o semestre 2022.2. Será descrito nesse trabalho, o uso de mapa mentais, como o intuito de demonstrar como uma metodologia ativa pode influenciar no aprendizado e na fixação do conhecimento do aluno. A Imunologia, trata de assuntos como o funcionamento do sistema imune e como são adotadas estratégias para defender o nosso corpo de agentes infecciosos. Para a execução da atividade a turma foi dividida em equipes e foram distribuídos pincéis e cartolinas para a confecção dos mapas. Um tema foi sugerido por grupo, sendo determinado um tempo para o desenvolvimento dos mapas, todas as ações foram apoiadas pelos monitores. Em seguida, cada equipe apresentou o seu respectivo mapa para os colegas de sala, explicando as relações estabelecidas e sanando as dúvidas que surgiam durante a apresentação. Foi constatado que os alunos ficaram bastante focados no estudo para a produção dos mapas e para a apresentação em sala. Analisando as apresentações ficou claro que a ideia de utilizar uma metodologia diferente, como produzir mapas mentais, foi bem construtiva para os alunos, além de melhor fixar o conhecimento sobre o conteúdo. Com o aprendizado adquirido a partir da confecção dos mapas, os alunos se sentiram seguros para repassar o conteúdo para os colegas. Concluindo-se que a utilização dessa metodologia impactou positivamente os alunos, comprovado pelo envolvimento dos mesmos com essa maneira diferente de fazer uma revisão do conteúdo. Portanto, é recomendado o uso de metodologias ativas como forma de diversificar as aulas, já que incentiva a participação do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID6384_TB3804_04102023215044.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATIELLE ROCHA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Naty Rócha"
    "autor_email" => "naty.stibllec@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97507
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3804
    "inscrito_id" => 6384
    "titulo" => "MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE IMUNOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Na metodologia ativa de ensino são utilizados meios diferentes, para prender a atenção dos estudantes, tais como jogos, vídeos, além de outras estratégias didáticas. O presente trabalho consiste em um relato de experiência referente ao acompanhamento e aplicação de mapas mentais na Disciplina de Imunologia, ministrada para alunos de Ciências Biológicas durante o semestre 2022.2. Será descrito nesse trabalho, o uso de mapa mentais, como o intuito de demonstrar como uma metodologia ativa pode influenciar no aprendizado e na fixação do conhecimento do aluno. A Imunologia, trata de assuntos como o funcionamento do sistema imune e como são adotadas estratégias para defender o nosso corpo de agentes infecciosos. Para a execução da atividade a turma foi dividida em equipes e foram distribuídos pincéis e cartolinas para a confecção dos mapas. Um tema foi sugerido por grupo, sendo determinado um tempo para o desenvolvimento dos mapas, todas as ações foram apoiadas pelos monitores. Em seguida, cada equipe apresentou o seu respectivo mapa para os colegas de sala, explicando as relações estabelecidas e sanando as dúvidas que surgiam durante a apresentação. Foi constatado que os alunos ficaram bastante focados no estudo para a produção dos mapas e para a apresentação em sala. Analisando as apresentações ficou claro que a ideia de utilizar uma metodologia diferente, como produzir mapas mentais, foi bem construtiva para os alunos, além de melhor fixar o conhecimento sobre o conteúdo. Com o aprendizado adquirido a partir da confecção dos mapas, os alunos se sentiram seguros para repassar o conteúdo para os colegas. Concluindo-se que a utilização dessa metodologia impactou positivamente os alunos, comprovado pelo envolvimento dos mesmos com essa maneira diferente de fazer uma revisão do conteúdo. Portanto, é recomendado o uso de metodologias ativas como forma de diversificar as aulas, já que incentiva a participação do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID6384_TB3804_04102023215044.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATIELLE ROCHA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Naty Rócha"
    "autor_email" => "naty.stibllec@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Na metodologia ativa de ensino são utilizados meios diferentes, para prender a atenção dos estudantes, tais como jogos, vídeos, além de outras estratégias didáticas. O presente trabalho consiste em um relato de experiência referente ao acompanhamento e aplicação de mapas mentais na Disciplina de Imunologia, ministrada para alunos de Ciências Biológicas durante o semestre 2022.2. Será descrito nesse trabalho, o uso de mapa mentais, como o intuito de demonstrar como uma metodologia ativa pode influenciar no aprendizado e na fixação do conhecimento do aluno. A Imunologia, trata de assuntos como o funcionamento do sistema imune e como são adotadas estratégias para defender o nosso corpo de agentes infecciosos. Para a execução da atividade a turma foi dividida em equipes e foram distribuídos pincéis e cartolinas para a confecção dos mapas. Um tema foi sugerido por grupo, sendo determinado um tempo para o desenvolvimento dos mapas, todas as ações foram apoiadas pelos monitores. Em seguida, cada equipe apresentou o seu respectivo mapa para os colegas de sala, explicando as relações estabelecidas e sanando as dúvidas que surgiam durante a apresentação. Foi constatado que os alunos ficaram bastante focados no estudo para a produção dos mapas e para a apresentação em sala. Analisando as apresentações ficou claro que a ideia de utilizar uma metodologia diferente, como produzir mapas mentais, foi bem construtiva para os alunos, além de melhor fixar o conhecimento sobre o conteúdo. Com o aprendizado adquirido a partir da confecção dos mapas, os alunos se sentiram seguros para repassar o conteúdo para os colegas. Concluindo-se que a utilização dessa metodologia impactou positivamente os alunos, comprovado pelo envolvimento dos mesmos com essa maneira diferente de fazer uma revisão do conteúdo. Portanto, é recomendado o uso de metodologias ativas como forma de diversificar as aulas, já que incentiva a participação do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.