VIRADA DE PASSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98558 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5161 "inscrito_id" => 9526 "titulo" => "VIRADA DE PASSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente relato de experiência tem por finalidade abordar minha atuação na residência pedagógica onde ministrei aulas de dança para turmas do oitavo e nono ano do ensino fundamental 2 em uma escola da região metropolitana, a Escola Marcelino Champagnat, no Recife. As aulas ocorriam duas vezes por semana, nas tardes de quarta e sexta-feira. Foram encontrados desafios iniciais, mas, com o apoio do corpo docente da instituição e a colaboração de um colega de curso, obtivemos êxito em nossa prática. Nos utilizando da metodologia crítico-superadora, discutida durante os encontros da residência pedagógica, objetivamos desmistificar paradigmas presentes entre os estudantes, como o preconceito cultural, racial e religioso. Na busca por diversificar o conteúdo das aulas, foram abordados diferentes estilos de dança, promovendo reflexões sobre sua origem e importância cultural. Durante as aulas, promoveram-se discussões sobre a origem e a importância cultural de cada estilo, estimulando eles a refletir sobre as suas próprias visões e preconceitos. Também trouxe músicas e ritmos variados, abrindo espaço para que os mesmos se expressassem por meio do movimento, independentemente de seus gostos pessoais Ao longo do tempo, foi observada uma mudança positiva no comportamento e nas atitudes dos discentes. Eles passaram a demonstrar maior abertura e respeito às diversas manifestações culturais e religiosas presentes na dança. O apoio do corpo docente da instituição foi fundamental, assim como as trocas de experiências com meus colegas de curso, fortalecendo nossa atuação como futuros professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID9526_TB5161_02102023214557.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VICTOR WASHINGTON GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Victor Gomes" "autor_email" => "victor.washington@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98558 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5161 "inscrito_id" => 9526 "titulo" => "VIRADA DE PASSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente relato de experiência tem por finalidade abordar minha atuação na residência pedagógica onde ministrei aulas de dança para turmas do oitavo e nono ano do ensino fundamental 2 em uma escola da região metropolitana, a Escola Marcelino Champagnat, no Recife. As aulas ocorriam duas vezes por semana, nas tardes de quarta e sexta-feira. Foram encontrados desafios iniciais, mas, com o apoio do corpo docente da instituição e a colaboração de um colega de curso, obtivemos êxito em nossa prática. Nos utilizando da metodologia crítico-superadora, discutida durante os encontros da residência pedagógica, objetivamos desmistificar paradigmas presentes entre os estudantes, como o preconceito cultural, racial e religioso. Na busca por diversificar o conteúdo das aulas, foram abordados diferentes estilos de dança, promovendo reflexões sobre sua origem e importância cultural. Durante as aulas, promoveram-se discussões sobre a origem e a importância cultural de cada estilo, estimulando eles a refletir sobre as suas próprias visões e preconceitos. Também trouxe músicas e ritmos variados, abrindo espaço para que os mesmos se expressassem por meio do movimento, independentemente de seus gostos pessoais Ao longo do tempo, foi observada uma mudança positiva no comportamento e nas atitudes dos discentes. Eles passaram a demonstrar maior abertura e respeito às diversas manifestações culturais e religiosas presentes na dança. O apoio do corpo docente da instituição foi fundamental, assim como as trocas de experiências com meus colegas de curso, fortalecendo nossa atuação como futuros professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID9526_TB5161_02102023214557.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VICTOR WASHINGTON GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Victor Gomes" "autor_email" => "victor.washington@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }