Diante de um contexto pós-pandêmico, um dos desafios da educação atual é encontrar meios que tornem o processo de aprendizagem ainda mais eficiente e que consiga trabalhar numa perspectiva de recomposição das aprendizagens. Nesse sentido, refletir sobre a abordagem do lúdico no processo ensino-aprendizagem é uma questão bastante pertinente, uma vez que, este se perfaz em uma estratégia de estímulo no processo de elaboração do conhecimento e pode contribuir para ampliar diferentes habilidades operatórias, além disso, pode se pautar como ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos escolares. Neste estudo buscaremos respostas para o seguinte questionamento: O Lúdico tem sido utilizado como estratégia no processo ensino aprendizagem visando a recomposição das aprendizagens? Para responder este questionamento elencamos como objetivo geral: analisar a utilização de estratégias lúdicas no processo de recomposição das aprendizagens em uma escola da rede municipal de Campina Grande, PB. A metodologia seguiu os princípios do método dialético. É uma pesquisa qualitativa e descritiva, do tipo estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa basearam-se em uma observação direta, com a utilização de anotações num diário de campo. Também foi realizada leitura e reflexão acerca dos planos de aula e das atividades desenvolvidas junto aos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram os professores de Educação Infantil e os professores que atuam nas Séries Iniciais de uma escola da Rede municipal de ensino de Campina Grande, num total de dez professores. Os resultados mostram que de algum modo os sujeitos da pesquisa reconhecem a necessidade da ludicidade compreender as estratégias pedagógicas deste momento da formação das crianças, mas ainda necessitam de formação continuada acerca desta temática.