Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99438
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6298
    "inscrito_id" => 8738
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), destina-se a oferecer bolsas para alunos da Licenciatura, com o intuito de inseri-los no cotidiano das escolas da rede pública de ensino sob a supervisão de um docente mais experiente. A implementação deste programa tem como objetivo motivar e preparar os participantes para a carreira docente, proporcionando aos mesmos uma perspectiva diferente da docência, gerando assim um novo olhar através das práticas da relação teoria e prática. Este trabalho tem como objetivo relatar os primeiros meses da vivência pedagógica dos alunos de Licenciatura em Física do IFPE que participam do programa. O período relatado corresponde à Novembro de 2022 até Junho de 2023, em que os alunos puderam observar e entender o ambiente escolar, sendo expostos a experiências com os alunos da Escola de Referência (EREMJAM). Buscou-se mostrar como essa experiência impactou a vida dos bolsistas, abordando as dificuldades e aprendizados dos mesmo, durante o período relatado. Uma vez que durante a participação do programa foram vivenciados pelos participantes, estudos dirigidos pelos supervisores e coordenador de área,como leitura de livros de astronomia e sobre a prática da docência, aulas de astronomia, apresentações seminário do capítulo 4 do livro cosmos , criação de um relógio solar, observações de aula na escola EREMJAM, criação de relatórios, preparação de plano de aula sobre óptica. Os pibidianos também ministraram aulas para as turmas de Física do Eremjam, tendo como assunto a óptica, a teve a supervisão da professora responsável e acarretou com onde puderam interagir com os alunos através da demonstração e criação de um periscópio. Com isso os participantes puderam conhecer melhor o ambiente educacional, e compreender os problemas e necessidades dos professores e dos alunos. Conclui-se que a participação do Pibid modificou de forma positiva o olhar dos bolsistas em relação à docência e o seu desenvolvimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8738_TB6298_10122023130502.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIA FERNANDA SILVA DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIA"
    "autor_email" => "cfss1@discente.ifpe.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99438
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6298
    "inscrito_id" => 8738
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), destina-se a oferecer bolsas para alunos da Licenciatura, com o intuito de inseri-los no cotidiano das escolas da rede pública de ensino sob a supervisão de um docente mais experiente. A implementação deste programa tem como objetivo motivar e preparar os participantes para a carreira docente, proporcionando aos mesmos uma perspectiva diferente da docência, gerando assim um novo olhar através das práticas da relação teoria e prática. Este trabalho tem como objetivo relatar os primeiros meses da vivência pedagógica dos alunos de Licenciatura em Física do IFPE que participam do programa. O período relatado corresponde à Novembro de 2022 até Junho de 2023, em que os alunos puderam observar e entender o ambiente escolar, sendo expostos a experiências com os alunos da Escola de Referência (EREMJAM). Buscou-se mostrar como essa experiência impactou a vida dos bolsistas, abordando as dificuldades e aprendizados dos mesmo, durante o período relatado. Uma vez que durante a participação do programa foram vivenciados pelos participantes, estudos dirigidos pelos supervisores e coordenador de área,como leitura de livros de astronomia e sobre a prática da docência, aulas de astronomia, apresentações seminário do capítulo 4 do livro cosmos , criação de um relógio solar, observações de aula na escola EREMJAM, criação de relatórios, preparação de plano de aula sobre óptica. Os pibidianos também ministraram aulas para as turmas de Física do Eremjam, tendo como assunto a óptica, a teve a supervisão da professora responsável e acarretou com onde puderam interagir com os alunos através da demonstração e criação de um periscópio. Com isso os participantes puderam conhecer melhor o ambiente educacional, e compreender os problemas e necessidades dos professores e dos alunos. Conclui-se que a participação do Pibid modificou de forma positiva o olhar dos bolsistas em relação à docência e o seu desenvolvimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8738_TB6298_10122023130502.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIA FERNANDA SILVA DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIA"
    "autor_email" => "cfss1@discente.ifpe.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), destina-se a oferecer bolsas para alunos da Licenciatura, com o intuito de inseri-los no cotidiano das escolas da rede pública de ensino sob a supervisão de um docente mais experiente. A implementação deste programa tem como objetivo motivar e preparar os participantes para a carreira docente, proporcionando aos mesmos uma perspectiva diferente da docência, gerando assim um novo olhar através das práticas da relação teoria e prática. Este trabalho tem como objetivo relatar os primeiros meses da vivência pedagógica dos alunos de Licenciatura em Física do IFPE que participam do programa. O período relatado corresponde à Novembro de 2022 até Junho de 2023, em que os alunos puderam observar e entender o ambiente escolar, sendo expostos a experiências com os alunos da Escola de Referência (EREMJAM). Buscou-se mostrar como essa experiência impactou a vida dos bolsistas, abordando as dificuldades e aprendizados dos mesmo, durante o período relatado. Uma vez que durante a participação do programa foram vivenciados pelos participantes, estudos dirigidos pelos supervisores e coordenador de área,como leitura de livros de astronomia e sobre a prática da docência, aulas de astronomia, apresentações seminário do capítulo 4 do livro cosmos , criação de um relógio solar, observações de aula na escola EREMJAM, criação de relatórios, preparação de plano de aula sobre óptica. Os pibidianos também ministraram aulas para as turmas de Física do Eremjam, tendo como assunto a óptica, a teve a supervisão da professora responsável e acarretou com onde puderam interagir com os alunos através da demonstração e criação de um periscópio. Com isso os participantes puderam conhecer melhor o ambiente educacional, e compreender os problemas e necessidades dos professores e dos alunos. Conclui-se que a participação do Pibid modificou de forma positiva o olhar dos bolsistas em relação à docência e o seu desenvolvimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.