Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO DOS DISCOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE GEOMÉTRICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97403
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3661
    "inscrito_id" => 11427
    "titulo" => "O JOGO DOS DISCOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE GEOMÉTRICA"
    "resumo" => "O ensino na contemporaneidade apresenta caráter de investigação, podendo capacitar os alunos na resolução de situações problemas de maneira prática e intelectual. Dessa forma, deve-se pensar em aulas diferenciadas e dinâmicas, como oficinas orientadas e jogo, pois são sugestões para o ensino de Matemática, nessa perspectiva o uso de jogos pode proporcionar novas formas de professores e alunos se relacionarem nas aulas de Matemática e podendo ser também uma maneira de aproximar os alunos do conhecimento matemático, proporcionando momentos de investigação, diálogo, troca de ideias e de conjecturas. Um jogo é o Jogo dos Discos, onde sua utilização se justifica pela carência de ferramentas metodológicos e queixas frequentes sobre o estudo de Probabilidade em sala de aula. Assim, a pesquisa tem como objetivo investigar se a utilização do Jogo dos Discos favorece a aprendizagem de Probabilidade Geométrica. Para isso foi desenvolvida uma oficina em quatro aulas com aluno de uma turma do IFCE-campus de Maracanaú, a mesma aconteceu em X momentos: Primeiro em sala foi relembrado o conceito e o cálculo de Probabilidade elementar. No segundo foi construído o conceito de Probabilidade Geométrica a partir do Jogo, este momento aconteceu no corredor da instituição, pois utilizou-se dos ladrilhos presentes no chão e de discos previamente construídos pelos autores da pesquisa, nesse momento ainda, aconteceu a brincadeira de lançamento de Discos (Jogo dos discos). No Terceiro e último momento voltando para a sala foi apresentado o conceito formal de Probabilidade Geométrica, calculada a Probabilidade Geométrica utilizando os dados do experimento e interpretado e discutido os dados em gráficos. Percebeu-se que aulas com essa abordagem, são muito produtivas pois além de ser visível o engajamento e satisfação dos alunos, foi possível perceber que aprenderam o conceito estudado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11427_TB3661_31052023171726.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ALUISIO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALUISIO SILVS"
    "autor_email" => "aluisiomatematico@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97403
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3661
    "inscrito_id" => 11427
    "titulo" => "O JOGO DOS DISCOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE GEOMÉTRICA"
    "resumo" => "O ensino na contemporaneidade apresenta caráter de investigação, podendo capacitar os alunos na resolução de situações problemas de maneira prática e intelectual. Dessa forma, deve-se pensar em aulas diferenciadas e dinâmicas, como oficinas orientadas e jogo, pois são sugestões para o ensino de Matemática, nessa perspectiva o uso de jogos pode proporcionar novas formas de professores e alunos se relacionarem nas aulas de Matemática e podendo ser também uma maneira de aproximar os alunos do conhecimento matemático, proporcionando momentos de investigação, diálogo, troca de ideias e de conjecturas. Um jogo é o Jogo dos Discos, onde sua utilização se justifica pela carência de ferramentas metodológicos e queixas frequentes sobre o estudo de Probabilidade em sala de aula. Assim, a pesquisa tem como objetivo investigar se a utilização do Jogo dos Discos favorece a aprendizagem de Probabilidade Geométrica. Para isso foi desenvolvida uma oficina em quatro aulas com aluno de uma turma do IFCE-campus de Maracanaú, a mesma aconteceu em X momentos: Primeiro em sala foi relembrado o conceito e o cálculo de Probabilidade elementar. No segundo foi construído o conceito de Probabilidade Geométrica a partir do Jogo, este momento aconteceu no corredor da instituição, pois utilizou-se dos ladrilhos presentes no chão e de discos previamente construídos pelos autores da pesquisa, nesse momento ainda, aconteceu a brincadeira de lançamento de Discos (Jogo dos discos). No Terceiro e último momento voltando para a sala foi apresentado o conceito formal de Probabilidade Geométrica, calculada a Probabilidade Geométrica utilizando os dados do experimento e interpretado e discutido os dados em gráficos. Percebeu-se que aulas com essa abordagem, são muito produtivas pois além de ser visível o engajamento e satisfação dos alunos, foi possível perceber que aprenderam o conceito estudado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11427_TB3661_31052023171726.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ALUISIO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALUISIO SILVS"
    "autor_email" => "aluisiomatematico@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino na contemporaneidade apresenta caráter de investigação, podendo capacitar os alunos na resolução de situações problemas de maneira prática e intelectual. Dessa forma, deve-se pensar em aulas diferenciadas e dinâmicas, como oficinas orientadas e jogo, pois são sugestões para o ensino de Matemática, nessa perspectiva o uso de jogos pode proporcionar novas formas de professores e alunos se relacionarem nas aulas de Matemática e podendo ser também uma maneira de aproximar os alunos do conhecimento matemático, proporcionando momentos de investigação, diálogo, troca de ideias e de conjecturas. Um jogo é o Jogo dos Discos, onde sua utilização se justifica pela carência de ferramentas metodológicos e queixas frequentes sobre o estudo de Probabilidade em sala de aula. Assim, a pesquisa tem como objetivo investigar se a utilização do Jogo dos Discos favorece a aprendizagem de Probabilidade Geométrica. Para isso foi desenvolvida uma oficina em quatro aulas com aluno de uma turma do IFCE-campus de Maracanaú, a mesma aconteceu em X momentos: Primeiro em sala foi relembrado o conceito e o cálculo de Probabilidade elementar. No segundo foi construído o conceito de Probabilidade Geométrica a partir do Jogo, este momento aconteceu no corredor da instituição, pois utilizou-se dos ladrilhos presentes no chão e de discos previamente construídos pelos autores da pesquisa, nesse momento ainda, aconteceu a brincadeira de lançamento de Discos (Jogo dos discos). No Terceiro e último momento voltando para a sala foi apresentado o conceito formal de Probabilidade Geométrica, calculada a Probabilidade Geométrica utilizando os dados do experimento e interpretado e discutido os dados em gráficos. Percebeu-se que aulas com essa abordagem, são muito produtivas pois além de ser visível o engajamento e satisfação dos alunos, foi possível perceber que aprenderam o conceito estudado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.