Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DA ARITMÉTICA COM USO DE JOGOS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98596
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5208
    "inscrito_id" => 18232
    "titulo" => "ENSINO DA ARITMÉTICA COM USO DE JOGOS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)"
    "resumo" => "O enfoque principal do estudo em questão é abordar o uso de jogos matemáticos nas escolas voltados para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ressaltando a importância do uso de metodologias específicas. Desta maneira, sugerimos a utilização de técnicas que proporcionem atividades mais didáticas para o aprendizado desses estudantes a partir da integração de jogos didáticos no currículo escolar, especialmente para o ensino da aritmética, para estudantes do ensino fundamental menor (1º ao 5º ano). Além disso, é fundamental que os profissionais da área da educação, incluindo professores, possuam conhecimento sobre TEA e suas especificidades, a fim de criar um ambiente de estudo adequado. Neste sentido, para o desenvolvimento das atividades, sugerimos a utilização de jogos com materiais presentes no cotidiano dos estudantes, com o intuito de promover o aprendizado de maneira significativa. Ademais, os professores podem adaptar jogos utilizando materiais recicláveis, como palitos de picolé colocando-os como objetos a serem contados, de maneira que o estudante consiga colocar, por exemplo, a quantidade de palitos que representa a adição de dois palitos mais três palitos, para trabalhar as operações básicas da aritmética – adição, subtração, multiplicação e divisão. Outro aspecto importante é buscar promover atividades que estimulem a interação social das crianças com os demais estudantes da turma, integrando-os nos jogos. Isso contribuirá para o crescimento intelectual e social do estudante com TEA, proporcionando um ambiente inclusivo e de aprendizado colaborativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18232_TB5208_18112023182122.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA ALICE CASTRO MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "ANNA ALICE"
    "autor_email" => "annaalicemendonca16@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98596
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5208
    "inscrito_id" => 18232
    "titulo" => "ENSINO DA ARITMÉTICA COM USO DE JOGOS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)"
    "resumo" => "O enfoque principal do estudo em questão é abordar o uso de jogos matemáticos nas escolas voltados para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ressaltando a importância do uso de metodologias específicas. Desta maneira, sugerimos a utilização de técnicas que proporcionem atividades mais didáticas para o aprendizado desses estudantes a partir da integração de jogos didáticos no currículo escolar, especialmente para o ensino da aritmética, para estudantes do ensino fundamental menor (1º ao 5º ano). Além disso, é fundamental que os profissionais da área da educação, incluindo professores, possuam conhecimento sobre TEA e suas especificidades, a fim de criar um ambiente de estudo adequado. Neste sentido, para o desenvolvimento das atividades, sugerimos a utilização de jogos com materiais presentes no cotidiano dos estudantes, com o intuito de promover o aprendizado de maneira significativa. Ademais, os professores podem adaptar jogos utilizando materiais recicláveis, como palitos de picolé colocando-os como objetos a serem contados, de maneira que o estudante consiga colocar, por exemplo, a quantidade de palitos que representa a adição de dois palitos mais três palitos, para trabalhar as operações básicas da aritmética – adição, subtração, multiplicação e divisão. Outro aspecto importante é buscar promover atividades que estimulem a interação social das crianças com os demais estudantes da turma, integrando-os nos jogos. Isso contribuirá para o crescimento intelectual e social do estudante com TEA, proporcionando um ambiente inclusivo e de aprendizado colaborativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18232_TB5208_18112023182122.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA ALICE CASTRO MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "ANNA ALICE"
    "autor_email" => "annaalicemendonca16@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O enfoque principal do estudo em questão é abordar o uso de jogos matemáticos nas escolas voltados para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ressaltando a importância do uso de metodologias específicas. Desta maneira, sugerimos a utilização de técnicas que proporcionem atividades mais didáticas para o aprendizado desses estudantes a partir da integração de jogos didáticos no currículo escolar, especialmente para o ensino da aritmética, para estudantes do ensino fundamental menor (1º ao 5º ano). Além disso, é fundamental que os profissionais da área da educação, incluindo professores, possuam conhecimento sobre TEA e suas especificidades, a fim de criar um ambiente de estudo adequado. Neste sentido, para o desenvolvimento das atividades, sugerimos a utilização de jogos com materiais presentes no cotidiano dos estudantes, com o intuito de promover o aprendizado de maneira significativa. Ademais, os professores podem adaptar jogos utilizando materiais recicláveis, como palitos de picolé colocando-os como objetos a serem contados, de maneira que o estudante consiga colocar, por exemplo, a quantidade de palitos que representa a adição de dois palitos mais três palitos, para trabalhar as operações básicas da aritmética – adição, subtração, multiplicação e divisão. Outro aspecto importante é buscar promover atividades que estimulem a interação social das crianças com os demais estudantes da turma, integrando-os nos jogos. Isso contribuirá para o crescimento intelectual e social do estudante com TEA, proporcionando um ambiente inclusivo e de aprendizado colaborativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.