A presente pesquisa versa entre a formação e a prática docente na perspectiva do ensino por investigação em um cenário de buscas bibliográficas de estudos e estudiosos que se dedicam na última década a discutirem essa temática. Tendo em vista a necessidade vigente de buscar novas estratégias de ensino para garantir um maior protagonismo dos estudantes e engajamento no processo de aprendizagem a caminho de uma aprendizagem significativa, o estudo tem como objetivo principal explorar o campo teórico acerca das metodologias de abordagens investigativas na aula como estratégia de ensino e aprendizagem na educação básica. Para isto, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza exploratória com o aprofundamento de conceitos a partir de uma pesquisa bibliográfica. O estudo, que é parte inicial das construções teóricas que vem sendo tecidas na dissertação de mestrado, nos mostra a necessidade de investigar estratégias de ensino que promovam aos estudantes oportunidades para o exercício da autonomia, tornando-os participantes ativos no processo de aprendizagem. Neste sentido, em um contexto em que a teoria e a prática são entendidas como elementos indissociáveis, compreende-se a partir da exploração em livros, revistas, periódicos e plataformas de trabalhos acadêmicos que de uma forma geral, o ensino por investigação busca criar um ambiente de aprendizagem mais ativo, envolvente e centrado no estudante, ao qual o processo de investigação e descoberta é valorizado tanto quanto o conteúdo em si e os estudantes são incentivados a buscar conhecimento de maneira independente e a desenvolver habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas com colaboração e comunicação. Assim, o ensino por investigação torna-se uma alternativa eminente na busca por uma aprendizagem significativa na Educação Básica e que pode ser explorado em diversas áreas do conhecimento.