Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPEAMENTO DA DIVERSIDADE ÉTNICA DOS ALUNOS INDÍGENAS DO IEAA/UFAM NOS ÚLTIMOS 15 ANOS (2006-2021)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99559
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6460
    "inscrito_id" => 18570
    "titulo" => "MAPEAMENTO DA DIVERSIDADE ÉTNICA DOS ALUNOS INDÍGENAS DO IEAA/UFAM NOS ÚLTIMOS 15 ANOS (2006-2021)"
    "resumo" => "O objetivo geral deste projeto é mapear a diversidade étnica dos alunos indígenas do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM) nos últimos 15 anos (2006-2021). Dado que, mesmo reconhecendo avanço nas políticas públicas de inserção dos indígenas nas universidades, o acesso e permanência de jovens indígenas no ensino superior é desafiador, pois ainda hoje os indígenas são considerados “minoria” e enfrentam diversas dificuldades de acesso a serviços básicos. Nesse sentido, o projeto baseia-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-se de coleta de dados bibliográficos, por meio de questões problema, e utilizando-se do método histórico, a fim de compreender como se deu o acesso de indígenas nos últimos 15 anos no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), uma vez que em 2021 foi celebrado 15 anos de instauração do Instituto em Humaitá-AM. Para tanto, foi realizada nos últimos seis meses a revisão bibliográfica contínua, conforme o cronograma, a fim de aprofundar a temática e, posteriormente, a base teórica da análise. Assim como também foi realizada a solicitação de dados à Gerência e Assistência Educacional (GAEDU-IEAA) por meio de questões, com a finalidade de obter informações que visem responder o objetivo deste projeto. Destas questões, algumas obtivemos resposta e outras não. Assim, realizamos uma análise dos dados que temos à disposição e também discorremos sobre a ausência de outros dados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18570_TB6460_20112023201023.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA MONTEIRO CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA M. CRUZ"
    "autor_email" => "larissamonteiro.1909@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99559
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6460
    "inscrito_id" => 18570
    "titulo" => "MAPEAMENTO DA DIVERSIDADE ÉTNICA DOS ALUNOS INDÍGENAS DO IEAA/UFAM NOS ÚLTIMOS 15 ANOS (2006-2021)"
    "resumo" => "O objetivo geral deste projeto é mapear a diversidade étnica dos alunos indígenas do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM) nos últimos 15 anos (2006-2021). Dado que, mesmo reconhecendo avanço nas políticas públicas de inserção dos indígenas nas universidades, o acesso e permanência de jovens indígenas no ensino superior é desafiador, pois ainda hoje os indígenas são considerados “minoria” e enfrentam diversas dificuldades de acesso a serviços básicos. Nesse sentido, o projeto baseia-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-se de coleta de dados bibliográficos, por meio de questões problema, e utilizando-se do método histórico, a fim de compreender como se deu o acesso de indígenas nos últimos 15 anos no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), uma vez que em 2021 foi celebrado 15 anos de instauração do Instituto em Humaitá-AM. Para tanto, foi realizada nos últimos seis meses a revisão bibliográfica contínua, conforme o cronograma, a fim de aprofundar a temática e, posteriormente, a base teórica da análise. Assim como também foi realizada a solicitação de dados à Gerência e Assistência Educacional (GAEDU-IEAA) por meio de questões, com a finalidade de obter informações que visem responder o objetivo deste projeto. Destas questões, algumas obtivemos resposta e outras não. Assim, realizamos uma análise dos dados que temos à disposição e também discorremos sobre a ausência de outros dados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18570_TB6460_20112023201023.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA MONTEIRO CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA M. CRUZ"
    "autor_email" => "larissamonteiro.1909@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo geral deste projeto é mapear a diversidade étnica dos alunos indígenas do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM) nos últimos 15 anos (2006-2021). Dado que, mesmo reconhecendo avanço nas políticas públicas de inserção dos indígenas nas universidades, o acesso e permanência de jovens indígenas no ensino superior é desafiador, pois ainda hoje os indígenas são considerados “minoria” e enfrentam diversas dificuldades de acesso a serviços básicos. Nesse sentido, o projeto baseia-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-se de coleta de dados bibliográficos, por meio de questões problema, e utilizando-se do método histórico, a fim de compreender como se deu o acesso de indígenas nos últimos 15 anos no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), uma vez que em 2021 foi celebrado 15 anos de instauração do Instituto em Humaitá-AM. Para tanto, foi realizada nos últimos seis meses a revisão bibliográfica contínua, conforme o cronograma, a fim de aprofundar a temática e, posteriormente, a base teórica da análise. Assim como também foi realizada a solicitação de dados à Gerência e Assistência Educacional (GAEDU-IEAA) por meio de questões, com a finalidade de obter informações que visem responder o objetivo deste projeto. Destas questões, algumas obtivemos resposta e outras não. Assim, realizamos uma análise dos dados que temos à disposição e também discorremos sobre a ausência de outros dados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.