MAPEAMENTO DA DIVERSIDADE ÉTNICA DOS ALUNOS INDÍGENAS DO IEAA/UFAM NOS ÚLTIMOS 15 ANOS (2006-2021)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99559 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6460 "inscrito_id" => 18570 "titulo" => "MAPEAMENTO DA DIVERSIDADE ÉTNICA DOS ALUNOS INDÍGENAS DO IEAA/UFAM NOS ÚLTIMOS 15 ANOS (2006-2021)" "resumo" => "O objetivo geral deste projeto é mapear a diversidade étnica dos alunos indígenas do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM) nos últimos 15 anos (2006-2021). Dado que, mesmo reconhecendo avanço nas políticas públicas de inserção dos indígenas nas universidades, o acesso e permanência de jovens indígenas no ensino superior é desafiador, pois ainda hoje os indígenas são considerados “minoria” e enfrentam diversas dificuldades de acesso a serviços básicos. Nesse sentido, o projeto baseia-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-se de coleta de dados bibliográficos, por meio de questões problema, e utilizando-se do método histórico, a fim de compreender como se deu o acesso de indígenas nos últimos 15 anos no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), uma vez que em 2021 foi celebrado 15 anos de instauração do Instituto em Humaitá-AM. Para tanto, foi realizada nos últimos seis meses a revisão bibliográfica contínua, conforme o cronograma, a fim de aprofundar a temática e, posteriormente, a base teórica da análise. Assim como também foi realizada a solicitação de dados à Gerência e Assistência Educacional (GAEDU-IEAA) por meio de questões, com a finalidade de obter informações que visem responder o objetivo deste projeto. Destas questões, algumas obtivemos resposta e outras não. Assim, realizamos uma análise dos dados que temos à disposição e também discorremos sobre a ausência de outros dados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18570_TB6460_20112023201023.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MONTEIRO CRUZ" "autor_nome_curto" => "LARISSA M. CRUZ" "autor_email" => "larissamonteiro.1909@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99559 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6460 "inscrito_id" => 18570 "titulo" => "MAPEAMENTO DA DIVERSIDADE ÉTNICA DOS ALUNOS INDÍGENAS DO IEAA/UFAM NOS ÚLTIMOS 15 ANOS (2006-2021)" "resumo" => "O objetivo geral deste projeto é mapear a diversidade étnica dos alunos indígenas do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM) nos últimos 15 anos (2006-2021). Dado que, mesmo reconhecendo avanço nas políticas públicas de inserção dos indígenas nas universidades, o acesso e permanência de jovens indígenas no ensino superior é desafiador, pois ainda hoje os indígenas são considerados “minoria” e enfrentam diversas dificuldades de acesso a serviços básicos. Nesse sentido, o projeto baseia-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-se de coleta de dados bibliográficos, por meio de questões problema, e utilizando-se do método histórico, a fim de compreender como se deu o acesso de indígenas nos últimos 15 anos no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), uma vez que em 2021 foi celebrado 15 anos de instauração do Instituto em Humaitá-AM. Para tanto, foi realizada nos últimos seis meses a revisão bibliográfica contínua, conforme o cronograma, a fim de aprofundar a temática e, posteriormente, a base teórica da análise. Assim como também foi realizada a solicitação de dados à Gerência e Assistência Educacional (GAEDU-IEAA) por meio de questões, com a finalidade de obter informações que visem responder o objetivo deste projeto. Destas questões, algumas obtivemos resposta e outras não. Assim, realizamos uma análise dos dados que temos à disposição e também discorremos sobre a ausência de outros dados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18570_TB6460_20112023201023.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MONTEIRO CRUZ" "autor_nome_curto" => "LARISSA M. CRUZ" "autor_email" => "larissamonteiro.1909@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }