Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO ALFA EM AÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO EFETIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97340
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3577
    "inscrito_id" => 8794
    "titulo" => "PROJETO ALFA EM AÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO EFETIVA"
    "resumo" => "Considerando as dificuldades apresentadas no processo de alfabetização dos alunos da rede pública do município de Marituba, no Pará, sobretudo no que concerne aos obstáculos educacionais e alfabetizadores provenientes da pandemia da COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) propôs a implementação do Projeto Alfa em Ação. A efetivação do projeto, iniciada no ano de 2021, envolveu a formação de uma equipe multidisciplinar, destinada à realização de treinamentos e oficinas focadas em estratégias de ensino da leitura e da escrita. Além disso, a equipe responsável promove ações de acompanhamento pedagógico permanente, a fim de auxiliar os professores regentes durante a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da implementação do Projeto Alfa em Ação na formação de professores e sua influência na promoção da alfabetização efetiva no município de Marituba. Por meio de uma revisão de literatura, são exploradas teorias, abordagens e estratégias relevantes para a alfabetização efetiva, assim como a observação sistemática e a participação ativa nas experiências ao longo do processo de formação de professores atendidos pelo projeto. A discussão dos resultados destaca a importância de uma formação continuada e aprofundada para os docentes, ressaltando como o Projeto Alfa em Ação pode proporcionar uma abordagem pedagógica mais eficiente e abrangente. Em algumas conclusões prévias, o Projeto Alfa em Ação se destaca como uma iniciativa promissora na formação de professores para a promoção da alfabetização efetiva. Os resultados evidenciam a importância de investir em programas e estratégias de formação que capacitem os educadores, permitindo-lhes desempenhar um papel fundamental na construção de bases sólidas de alfabetização para os alunos. Essa abordagem contribui para a melhoria da qualidade da educação e o desenvolvimento pleno dos indivíduos na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8794_TB3577_04102023223735.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA MOREIRA SOUTO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VERÔNICA"
    "autor_email" => "profveronicasemed@gmail.c"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97340
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3577
    "inscrito_id" => 8794
    "titulo" => "PROJETO ALFA EM AÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO EFETIVA"
    "resumo" => "Considerando as dificuldades apresentadas no processo de alfabetização dos alunos da rede pública do município de Marituba, no Pará, sobretudo no que concerne aos obstáculos educacionais e alfabetizadores provenientes da pandemia da COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) propôs a implementação do Projeto Alfa em Ação. A efetivação do projeto, iniciada no ano de 2021, envolveu a formação de uma equipe multidisciplinar, destinada à realização de treinamentos e oficinas focadas em estratégias de ensino da leitura e da escrita. Além disso, a equipe responsável promove ações de acompanhamento pedagógico permanente, a fim de auxiliar os professores regentes durante a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da implementação do Projeto Alfa em Ação na formação de professores e sua influência na promoção da alfabetização efetiva no município de Marituba. Por meio de uma revisão de literatura, são exploradas teorias, abordagens e estratégias relevantes para a alfabetização efetiva, assim como a observação sistemática e a participação ativa nas experiências ao longo do processo de formação de professores atendidos pelo projeto. A discussão dos resultados destaca a importância de uma formação continuada e aprofundada para os docentes, ressaltando como o Projeto Alfa em Ação pode proporcionar uma abordagem pedagógica mais eficiente e abrangente. Em algumas conclusões prévias, o Projeto Alfa em Ação se destaca como uma iniciativa promissora na formação de professores para a promoção da alfabetização efetiva. Os resultados evidenciam a importância de investir em programas e estratégias de formação que capacitem os educadores, permitindo-lhes desempenhar um papel fundamental na construção de bases sólidas de alfabetização para os alunos. Essa abordagem contribui para a melhoria da qualidade da educação e o desenvolvimento pleno dos indivíduos na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8794_TB3577_04102023223735.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA MOREIRA SOUTO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VERÔNICA"
    "autor_email" => "profveronicasemed@gmail.c"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Considerando as dificuldades apresentadas no processo de alfabetização dos alunos da rede pública do município de Marituba, no Pará, sobretudo no que concerne aos obstáculos educacionais e alfabetizadores provenientes da pandemia da COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) propôs a implementação do Projeto Alfa em Ação. A efetivação do projeto, iniciada no ano de 2021, envolveu a formação de uma equipe multidisciplinar, destinada à realização de treinamentos e oficinas focadas em estratégias de ensino da leitura e da escrita. Além disso, a equipe responsável promove ações de acompanhamento pedagógico permanente, a fim de auxiliar os professores regentes durante a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da implementação do Projeto Alfa em Ação na formação de professores e sua influência na promoção da alfabetização efetiva no município de Marituba. Por meio de uma revisão de literatura, são exploradas teorias, abordagens e estratégias relevantes para a alfabetização efetiva, assim como a observação sistemática e a participação ativa nas experiências ao longo do processo de formação de professores atendidos pelo projeto. A discussão dos resultados destaca a importância de uma formação continuada e aprofundada para os docentes, ressaltando como o Projeto Alfa em Ação pode proporcionar uma abordagem pedagógica mais eficiente e abrangente. Em algumas conclusões prévias, o Projeto Alfa em Ação se destaca como uma iniciativa promissora na formação de professores para a promoção da alfabetização efetiva. Os resultados evidenciam a importância de investir em programas e estratégias de formação que capacitem os educadores, permitindo-lhes desempenhar um papel fundamental na construção de bases sólidas de alfabetização para os alunos. Essa abordagem contribui para a melhoria da qualidade da educação e o desenvolvimento pleno dos indivíduos na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.