Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise da implementação e do impacto da Lei Municipal Nº 609/2022, que estabelece a inclusão da robótica educacional como prática pedagógica extensionista nas escolas municipais de ensino fundamental em Marituba, no estado do Pará. A presente pesquisa investiga as estratégias utilizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para implementar a lei, por meio do Plano ROBÓTICA NA ESCOLA e examinar os efeitos dessa inclusão no contexto educacional. A robótica como prática pedagógica extensionista visa promover uma abordagem interdisciplinar e inovadora no ensino fundamental, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver competências e habilidades de resolução de problemas, criatividade e trabalho em equipe. A análise da implementação da lei abrange aspectos como formação de professores, infraestrutura, recursos e materiais disponibilizados às escolas municipais. Além disso, são investigados os efeitos observados na aprendizagem dos alunos, na motivação escolar e no engajamento dos discentes. Os resultados obtidos até o momento são discutidos, juntamente com os desafios enfrentados durante a implementação e as possíveis estratégias de aprimoramento. Esta pesquisa contribui para a compreensão dos efeitos da inclusão da robótica educacional como prática pedagógica extensionista nas escolas municipais de ensino fundamental em Marituba e oferecer estratégias para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem nessa área.