Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DE KITS DIDÁTICOS PARA O ENSINO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DOS INVERTEBRADOS MARINHOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95787
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1503
    "inscrito_id" => 11984
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE KITS DIDÁTICOS PARA O ENSINO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DOS INVERTEBRADOS MARINHOS"
    "resumo" => "O uso de materiais lúdicos na Educação Básica propicia uma maior interação dos discentes e docentes nas salas de aula. A produção de sequências didáticas e kits didáticos é um dos objetivos do Projeto “Coleção de invertebrados Paulo Young (CIPY) como ferramenta na educação ambiental e divulgação científica – Ano II” e tem o intuito de auxiliar professores e a comunidade escolar nas aulas de zoologia e nas atividades de educação ambiental. Os kits produzidos serão doados para escolas da Paraíba e para a Casa da Ciência (DSE/UFPB). Estes kits são compostos de exemplares confeccionados em biscuit, papel machê, entre outros, além de exemplares de algumas classes de moluscos, equinodermos e crustáceos, conservados em álcool 70% ou em via seca, doados pela CIPY. Cada kit será acompanhado de um guia pedagógico com sequências didáticas e informações sobre morfologia, ecologia, conservação e importância socioeconômica dos grupos taxonômicos. Posteriormente, serão realizados curtos cursos de formação tendo como público-alvo professores da educação básica e alunos de graduação e pós-graduação em ciências biológicas, onde serão apresentados os recursos e como podem ser abordados nas aulas de ciências, biologia e educação ambiental, contribuindo dessa forma para a formação inicial e continuada dos profissionais da educação. O planejamento, monitoramento e avaliação das atividades ocorre através de reuniões semanais da equipe extensionista. Até o momento, os espécimes previstos para a composição dos kits já foram separados e os modelos 3D estão sendo confeccionados para representar os principais grupos de invertebrados marinhos. Espera-se que os materiais elaborados contribuam efetivamente para o ensino e divulgação científica. Ademais, o projeto está progredindo, colaborando para o desenvolvimento acadêmico, profissional e cívico dos envolvidos nas ações abrangentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11984_TB1503_20112023151056.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA MARIA ALVES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Márcia Maria"
    "autor_email" => "marcia.sousa.alves18@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95787
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1503
    "inscrito_id" => 11984
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE KITS DIDÁTICOS PARA O ENSINO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DOS INVERTEBRADOS MARINHOS"
    "resumo" => "O uso de materiais lúdicos na Educação Básica propicia uma maior interação dos discentes e docentes nas salas de aula. A produção de sequências didáticas e kits didáticos é um dos objetivos do Projeto “Coleção de invertebrados Paulo Young (CIPY) como ferramenta na educação ambiental e divulgação científica – Ano II” e tem o intuito de auxiliar professores e a comunidade escolar nas aulas de zoologia e nas atividades de educação ambiental. Os kits produzidos serão doados para escolas da Paraíba e para a Casa da Ciência (DSE/UFPB). Estes kits são compostos de exemplares confeccionados em biscuit, papel machê, entre outros, além de exemplares de algumas classes de moluscos, equinodermos e crustáceos, conservados em álcool 70% ou em via seca, doados pela CIPY. Cada kit será acompanhado de um guia pedagógico com sequências didáticas e informações sobre morfologia, ecologia, conservação e importância socioeconômica dos grupos taxonômicos. Posteriormente, serão realizados curtos cursos de formação tendo como público-alvo professores da educação básica e alunos de graduação e pós-graduação em ciências biológicas, onde serão apresentados os recursos e como podem ser abordados nas aulas de ciências, biologia e educação ambiental, contribuindo dessa forma para a formação inicial e continuada dos profissionais da educação. O planejamento, monitoramento e avaliação das atividades ocorre através de reuniões semanais da equipe extensionista. Até o momento, os espécimes previstos para a composição dos kits já foram separados e os modelos 3D estão sendo confeccionados para representar os principais grupos de invertebrados marinhos. Espera-se que os materiais elaborados contribuam efetivamente para o ensino e divulgação científica. Ademais, o projeto está progredindo, colaborando para o desenvolvimento acadêmico, profissional e cívico dos envolvidos nas ações abrangentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11984_TB1503_20112023151056.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA MARIA ALVES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Márcia Maria"
    "autor_email" => "marcia.sousa.alves18@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso de materiais lúdicos na Educação Básica propicia uma maior interação dos discentes e docentes nas salas de aula. A produção de sequências didáticas e kits didáticos é um dos objetivos do Projeto “Coleção de invertebrados Paulo Young (CIPY) como ferramenta na educação ambiental e divulgação científica – Ano II” e tem o intuito de auxiliar professores e a comunidade escolar nas aulas de zoologia e nas atividades de educação ambiental. Os kits produzidos serão doados para escolas da Paraíba e para a Casa da Ciência (DSE/UFPB). Estes kits são compostos de exemplares confeccionados em biscuit, papel machê, entre outros, além de exemplares de algumas classes de moluscos, equinodermos e crustáceos, conservados em álcool 70% ou em via seca, doados pela CIPY. Cada kit será acompanhado de um guia pedagógico com sequências didáticas e informações sobre morfologia, ecologia, conservação e importância socioeconômica dos grupos taxonômicos. Posteriormente, serão realizados curtos cursos de formação tendo como público-alvo professores da educação básica e alunos de graduação e pós-graduação em ciências biológicas, onde serão apresentados os recursos e como podem ser abordados nas aulas de ciências, biologia e educação ambiental, contribuindo dessa forma para a formação inicial e continuada dos profissionais da educação. O planejamento, monitoramento e avaliação das atividades ocorre através de reuniões semanais da equipe extensionista. Até o momento, os espécimes previstos para a composição dos kits já foram separados e os modelos 3D estão sendo confeccionados para representar os principais grupos de invertebrados marinhos. Espera-se que os materiais elaborados contribuam efetivamente para o ensino e divulgação científica. Ademais, o projeto está progredindo, colaborando para o desenvolvimento acadêmico, profissional e cívico dos envolvidos nas ações abrangentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.