O uso de materiais lúdicos na Educação Básica propicia uma maior interação dos discentes e docentes nas salas de aula. A produção de sequências didáticas e kits didáticos é um dos objetivos do Projeto “Coleção de invertebrados Paulo Young (CIPY) como ferramenta na educação ambiental e divulgação científica – Ano II” e tem o intuito de auxiliar professores e a comunidade escolar nas aulas de zoologia e nas atividades de educação ambiental. Os kits produzidos serão doados para escolas da Paraíba e para a Casa da Ciência (DSE/UFPB). Estes kits são compostos de exemplares confeccionados em biscuit, papel machê, entre outros, além de exemplares de algumas classes de moluscos, equinodermos e crustáceos, conservados em álcool 70% ou em via seca, doados pela CIPY. Cada kit será acompanhado de um guia pedagógico com sequências didáticas e informações sobre morfologia, ecologia, conservação e importância socioeconômica dos grupos taxonômicos. Posteriormente, serão realizados curtos cursos de formação tendo como público-alvo professores da educação básica e alunos de graduação e pós-graduação em ciências biológicas, onde serão apresentados os recursos e como podem ser abordados nas aulas de ciências, biologia e educação ambiental, contribuindo dessa forma para a formação inicial e continuada dos profissionais da educação. O planejamento, monitoramento e avaliação das atividades ocorre através de reuniões semanais da equipe extensionista. Até o momento, os espécimes previstos para a composição dos kits já foram separados e os modelos 3D estão sendo confeccionados para representar os principais grupos de invertebrados marinhos. Espera-se que os materiais elaborados contribuam efetivamente para o ensino e divulgação científica. Ademais, o projeto está progredindo, colaborando para o desenvolvimento acadêmico, profissional e cívico dos envolvidos nas ações abrangentes.