Este trabalho está na base do Projeto de intervenção "respeitar é preciso: Ensinando sobre inclusão e o respeito para com as diferenças individuais com crianças da educação infantil, sendo resultado do estágio supervisionado. As referências teóricas abordadas no projeto explicitam sua importância nas licenciaturas, sobretudo na do curso de licenciatura em Pedagogia, de modo mais específico, especialmente na Educação Infantil. Ademais, objetiva-se a partir das reflexões e intervenções expor um breve relato sobre a parceria teórico-prática da disciplina com sua construção teórica e estágio em campo com a parceria estabelecida entre a Instituição de educação infantil e a Universidade federal do Pará, evidenciando como as crianças da turma do Jardim 2 na Unidade de educação infantil Guamá estabelecem a relação com as diferenças, o respeito e a inclusão. Metodologicamente se desenvolveu a partir de conhecimento científico elaborado no contexto do Instituto de Ciências e Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará(UFPA) e na prática reflexiva na experiência sobre o estágio supervisionado, contando com planos de aulas semanais e atividades voltadas para a mudança de comportamento da turma, frente a questões sociais de inclusão. Os resultados evidenciam que o movimento dialético entre teoria e prática oportunizado pelo estágio traz constatações que as crianças desta unidade educacional necessitam de intervenção direta sobre o conhecimento de assuntos que envolvam o respeito às diferenças individuais e coletivos, e que o trabalhar com a formação sócio-emocional na educação infantil precisa ser constante, pois a aplicação do projeto resultou em um ensino significativo e amplo na sala de aula da educação infantil, os fazendo reconhecer que tais práticas de desrespeito e exclusão não são aceitáveis em seu local de ensino-aprendizagem.