Aprender a descobrir novas informações e conhecimentos são uma motivação para o processo de ensino aprendizagem, principalmente em seu começo da vida, sendo criança. O ensino fundamental I pode ser considerado como o primeiro pilar da diversidade do seu aprendizado, aqui pode acontecer seu contato inicial com a interdisciplinaridade escolar, uma mistura de novos conceitos e informações que dificilmente tem em sua educação informal. A geografia enquanto disciplina não pode ser esquecida, mediante o papel de construção de mundo para a criança, pois trata-se um componente responsável para formar cidadãos críticos, éticos, conscientes e preservativos com meio ambiente. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na etapa fundamental anos iniciais, trata a geografia como a disciplina que vai proporcionar nos alunos, sua primeira visão sobre o mundo em que ele está localizado; contribuindo também para a conceituação de identidade, entendimento social e identificações culturais. Para que o aluno entenda o espaço geográfico, os fenômenos que acontecem em seu cotidiano, é colocado em pauta, que em meio as aulas e atividades, eles tenham a captação e o despertar sobre o raciocínio geográfico. Na produção do trabalho ouve levantamento bibliográfico sobre as questões apontas, em busca de esclarecimentos sobre o tema. O tratado acadêmico terá a finalidade sobre uma análise do ensino da geografia nos anos iniciais, especificamente uma observação e pesquisa de campo em uma escola pública na cidade de Pau dos Ferros/RN na turma de 2° ano, na finalidade de analisar a relação dos alunos com a disciplina, e o processo de relação com os componentes e habilidades que eles devem adquirir diante das realizações das suas atividades.