A gestão adequada dos resíduos é uma questão fundamental para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta e, mesmo após treze anos de vigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, mais de 40% do lixo produzido no país é descartado incorretamente. Nesse sentido é importante que a escola, local onde quantidade significativa de resíduo é gerado diariamente, pense em processos formativos capazes de fomentar, não apenas a redução da geração, mas também orientar os processos de separação e destinação correta dos resíduos por ela produzidos. Este projeto, desenvolvido no âmbito de meu Trabalho de Conclusão de Curso organizou atividades estruturadas nas quais os alunos do Ensino Fundamental mapearam e quantificaram os resíduos produzidos na escola, refletindo sobre sua origem, composição, características, utilização e destinação correta. Durante esse processo os alunos selecionaram os resíduos, reconhecendo diferentes tipos de materiais, tempo de decomposição no ambiente, impactos do descarte incorreto, riscos envolvidos no descarte de material infectante, coleta seletiva e compostagem, além de refletirem sobre o papel das cooperativas de catadores e cooperativas de reciclagem e também dos programas de logística reversa. Buscamos com este trabalho, desenvolvido em uma perspectiva holística e interdisciplinar, fomentar a reflexão crítica sobre os resíduos sólidos e o impacto socioambiental das nossas ações no ambiente e na comunidade escolar.