SANTOS, Luiz Henrique De Oliveira et al.. A arte dos aromas. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/97275>. Acesso em: 22/11/2024 21:41
Os perfumes são produtos que despertam emoções, trazendo a sensação de bem-estar, beleza e elegância. Para produzir um perfume, é necessário conhecer as matérias-primas e sua composição química. Esse trabalho executado pelo Grupo de Pesquisa DomTec, tem o objetivo de produzir fragrâncias a partir do conhecimento de compostos aromáticos, as fragrâncias dos perfumes são compostas por uma mistura de óleos essenciais, compostos aromáticos sintéticos e álcool, em diferentes proporções. Esses componentes são selecionados e combinados para criar uma fragrância única e harmoniosa. O processo de produção de perfumes pode ser dividido em três etapas principais: a elaboração da fórmula, a produção do concentrado e a diluição em álcool. A elaboração da fórmula utiliza habilidade e criatividade para criar uma fragrância que seja única e agradável. O perfumista seleciona os óleos essenciais e compostos aromáticos que serão utilizados na fragrância, levando em conta a harmonia e a intensidade dos aromas. Os óleos essenciais e os compostos aromáticos são misturados em uma proporção específica, e o resultado é um concentrado altamente aromático. Após a produção do concentrado, opasso subsequente é a diluição em álcool. Essa etapa é importante para a estabilização da fragrância e para garantir que ela tenha a intensidade e a durabilidade esperada. Esses passos executamos no laboratório de Química do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, que trazem e aprimoram os seus conhecimentos de sala de aula, uma vez que precisam compreender os compostos aromáticos, ler a cadeia compreender as reações orgânicas e transformações que essa elaboração produz, observamos a inserção do conhecimento teórico e sua exploração na prática, promovendo um conhecimento significativo. A indústria de perfumes é altamente competitiva, com muitas marcas renomadas disputando a preferência dos consumidores.