Ao olhar de maneira mais aprofundada para o Laboratório de Ensino de Ciências é possível percebê-lo como sendo mais que um espaço de construção científica, e sim, um espaço e tempo em que se agregam aprendizagens, pois dentro dele ocorrem diversas trocas de conhecimento e experiências que contribuem não apenas para a formação acadêmica, mas para a formação humana. Nesta perspectiva, observando para o cotidiano dentro do Laboratório Didático de Ensino de Ciências (LABDEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) - Campus Teresina Central, percebe-se que este é um ambiente singular, que quando bem explorado pode se tornar não só de práticas e construção de materiais, mas, de encontro de pessoas em construção, compartilhamentos de saberes e inovação na formação de professores. Assim, o estudo investigativo tem como objetivo analisar que perspectiva de formação inicial os laboratórios de ensino ciências vêm sendo apresentado nas produções científicas do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) no período de 2014 a 2022. Para tanto, realizou-se um mapeamento nos Anais do CONEDU, com o intuito de identificar estudos que abordassem que perspectiva de formação inicial os laboratórios de ensino de ciências vêm trabalhando. Desse mapeamento foi realizada uma seleção das produções científicas. Desse movimento, foram discutidos os achados, e a perspectiva de formação inicial é que as atividades realizadas se resumem em uma formação que realça a apropriação de conhecimento científico. Entretanto, é importante ressaltar que esta não é a única finalidade do laboratório de ensino de ciências, pois ele proporciona um ambiente de desenvolvimento humano, de habilidades sociais e cognitivas, entre outras, sendo, portanto, um espaço de múltiplas aprendizagens.