Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO TEXTUAL FÁBULAS: DISCUTINDO GRAMÁTICA E MORAL COM O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL UCA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97194
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3371
    "inscrito_id" => 15076
    "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL FÁBULAS: DISCUTINDO GRAMÁTICA E MORAL COM O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL UCA"
    "resumo" => "O presente artigo versa sobre a utilização do projeto UCA – Um Computador por Aluno, no desenvolvimento de um projeto educacional voltado para crianças de 6º ano dos anos finais do ensino fundamental. Com o advento das atuais Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), as escolas buscam adaptar-se às mudanças oriundas das mesmas. Nesse cenário, a inserção de computadores portáteis na sala de aula pode fazer com que as práticas pedagógicas sejam renovadas, no sentido de favorecer a criação de ambientes de aprendizagens que enfatizem o conhecimento construído entre aluno e professor, levando em consideração o conhecimento prévio desse aluno. Assim, no que tange aos processos de inserção e uso das TICs nas escolas, este estudo objetivou analisar as potencialidades do computador portátil para a educação, na tentativa de melhor compreender a sua utilização em um ambiente formal de ensino, através do projeto “Gênero Textual Fábulas: Discutindo Gramática e Moral com Uso do Laptop Educacional”. Para tanto, realizou-se o estudo de natureza qualitativa, com base na revisão bibliográfica e no estudo de caso, avançando na busca de tentar compreender melhor a problemática a partir das informações socializadas a respeito do UCA. Os achados da pesquisa mostraram que o laptop, na condição de tecnologia móvel educacional, possui um grande potencial para se constituir em algo inovador na educação, visto como um elemento estruturante das práticas de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção do conhecimento compartilhado e a ampliação dos espaços de aprendizagens. Outrossim, evidenciou-se que o laptop foi fundamental para o sucesso do Projeto de Gênero Textual. Além de facilitar o acesso e produção de fábulas, o mesmo contribuiu para despertar o interesse pela leitura e escrita por parte dos alunos, incrementando de forma consistente o aprendizado dos mesmos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15076_TB3371_23102023093559.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA LEILA MUNIZ"
    "autor_nome_curto" => "Márcia Leila Mu"
    "autor_email" => "marcialeilam@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97194
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3371
    "inscrito_id" => 15076
    "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL FÁBULAS: DISCUTINDO GRAMÁTICA E MORAL COM O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL UCA"
    "resumo" => "O presente artigo versa sobre a utilização do projeto UCA – Um Computador por Aluno, no desenvolvimento de um projeto educacional voltado para crianças de 6º ano dos anos finais do ensino fundamental. Com o advento das atuais Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), as escolas buscam adaptar-se às mudanças oriundas das mesmas. Nesse cenário, a inserção de computadores portáteis na sala de aula pode fazer com que as práticas pedagógicas sejam renovadas, no sentido de favorecer a criação de ambientes de aprendizagens que enfatizem o conhecimento construído entre aluno e professor, levando em consideração o conhecimento prévio desse aluno. Assim, no que tange aos processos de inserção e uso das TICs nas escolas, este estudo objetivou analisar as potencialidades do computador portátil para a educação, na tentativa de melhor compreender a sua utilização em um ambiente formal de ensino, através do projeto “Gênero Textual Fábulas: Discutindo Gramática e Moral com Uso do Laptop Educacional”. Para tanto, realizou-se o estudo de natureza qualitativa, com base na revisão bibliográfica e no estudo de caso, avançando na busca de tentar compreender melhor a problemática a partir das informações socializadas a respeito do UCA. Os achados da pesquisa mostraram que o laptop, na condição de tecnologia móvel educacional, possui um grande potencial para se constituir em algo inovador na educação, visto como um elemento estruturante das práticas de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção do conhecimento compartilhado e a ampliação dos espaços de aprendizagens. Outrossim, evidenciou-se que o laptop foi fundamental para o sucesso do Projeto de Gênero Textual. Além de facilitar o acesso e produção de fábulas, o mesmo contribuiu para despertar o interesse pela leitura e escrita por parte dos alunos, incrementando de forma consistente o aprendizado dos mesmos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15076_TB3371_23102023093559.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA LEILA MUNIZ"
    "autor_nome_curto" => "Márcia Leila Mu"
    "autor_email" => "marcialeilam@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo versa sobre a utilização do projeto UCA – Um Computador por Aluno, no desenvolvimento de um projeto educacional voltado para crianças de 6º ano dos anos finais do ensino fundamental. Com o advento das atuais Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), as escolas buscam adaptar-se às mudanças oriundas das mesmas. Nesse cenário, a inserção de computadores portáteis na sala de aula pode fazer com que as práticas pedagógicas sejam renovadas, no sentido de favorecer a criação de ambientes de aprendizagens que enfatizem o conhecimento construído entre aluno e professor, levando em consideração o conhecimento prévio desse aluno. Assim, no que tange aos processos de inserção e uso das TICs nas escolas, este estudo objetivou analisar as potencialidades do computador portátil para a educação, na tentativa de melhor compreender a sua utilização em um ambiente formal de ensino, através do projeto “Gênero Textual Fábulas: Discutindo Gramática e Moral com Uso do Laptop Educacional”. Para tanto, realizou-se o estudo de natureza qualitativa, com base na revisão bibliográfica e no estudo de caso, avançando na busca de tentar compreender melhor a problemática a partir das informações socializadas a respeito do UCA. Os achados da pesquisa mostraram que o laptop, na condição de tecnologia móvel educacional, possui um grande potencial para se constituir em algo inovador na educação, visto como um elemento estruturante das práticas de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção do conhecimento compartilhado e a ampliação dos espaços de aprendizagens. Outrossim, evidenciou-se que o laptop foi fundamental para o sucesso do Projeto de Gênero Textual. Além de facilitar o acesso e produção de fábulas, o mesmo contribuiu para despertar o interesse pela leitura e escrita por parte dos alunos, incrementando de forma consistente o aprendizado dos mesmos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.