O presente artigo versa sobre a utilização do projeto UCA – Um Computador por Aluno, no desenvolvimento de um projeto educacional voltado para crianças de 6º ano dos anos finais do ensino fundamental. Com o advento das atuais Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), as escolas buscam adaptar-se às mudanças oriundas das mesmas. Nesse cenário, a inserção de computadores portáteis na sala de aula pode fazer com que as práticas pedagógicas sejam renovadas, no sentido de favorecer a criação de ambientes de aprendizagens que enfatizem o conhecimento construído entre aluno e professor, levando em consideração o conhecimento prévio desse aluno. Assim, no que tange aos processos de inserção e uso das TICs nas escolas, este estudo objetivou analisar as potencialidades do computador portátil para a educação, na tentativa de melhor compreender a sua utilização em um ambiente formal de ensino, através do projeto “Gênero Textual Fábulas: Discutindo Gramática e Moral com Uso do Laptop Educacional”. Para tanto, realizou-se o estudo de natureza qualitativa, com base na revisão bibliográfica e no estudo de caso, avançando na busca de tentar compreender melhor a problemática a partir das informações socializadas a respeito do UCA. Os achados da pesquisa mostraram que o laptop, na condição de tecnologia móvel educacional, possui um grande potencial para se constituir em algo inovador na educação, visto como um elemento estruturante das práticas de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção do conhecimento compartilhado e a ampliação dos espaços de aprendizagens. Outrossim, evidenciou-se que o laptop foi fundamental para o sucesso do Projeto de Gênero Textual. Além de facilitar o acesso e produção de fábulas, o mesmo contribuiu para despertar o interesse pela leitura e escrita por parte dos alunos, incrementando de forma consistente o aprendizado dos mesmos.