Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS COMO UMA IMPORTANTE ALIADA NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM PALMAS-TO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97168
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3337
    "inscrito_id" => 16270
    "titulo" => "A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS COMO UMA IMPORTANTE ALIADA NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM PALMAS-TO"
    "resumo" => "Essa comunicação tem por objetivo apresentar os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com crianças em uma Escola de Tempo Integral do município de Palmas-TO, a proposta traz como foco a contação de histórias como uma prática pedagógica eficaz no desenvolvimento da leitura e da escrita dos pequenos. A proposta envolve uma interface entre Literatura e Arte). As crianças, em geral, têm muito interesse por histórias. Neste sentido o projeto cria um contexto, organização e pesquisa muito envolvente para elas, contribuindo, assim, para que se esforcem e se dediquem em todas as etapas do projeto. Durante as etapas da pesquisa e por meio das histórias ouvidas e (re)contadas, as crianças são levadas a pensar sobre diferentes temas presentes na Literatura, como a amizade, a morte, a verdade, a construção da identidade etc., busca-se durante a experiência, analisar em que medida a arte de contar histórias amplia os horizontes da reflexão ética e estética sobre os temas que permeiam a infância. Para tanto, como pressuposto metodológico ancora-se nas ideias de Gomes e Morais (2012) e em O narrador de Walter Benjamim (1994). Conforme etapas seguintes: 1) contação de história em estreita relação com as crianças, sugerindo debates e interação entre elas; 2) depois, momentos lúdicos com brincadeiras (SPOLIN, 2001), 3) a problematização em forma escrita, em que as crianças são estimuladas a organizarem o pensamento por meio do (re)contar suas histórias. A práxis com crianças em sala de aula apresenta um campo vasto para a práxis com histórias, entende que o aprender e o ensinar contando histórias na infância possibilita a reflexão da criança e o redimensionamento da prática pedagógica em função das experiências como possibilidade de formação humana em um ambiente intencionalmente preparado para despertar a imaginação, a curiosidade e a criatividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16270_TB3337_21052023123801.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDETE SILVA DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "Valdete Silva d"
    "autor_email" => "valreisprof@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97168
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3337
    "inscrito_id" => 16270
    "titulo" => "A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS COMO UMA IMPORTANTE ALIADA NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM PALMAS-TO"
    "resumo" => "Essa comunicação tem por objetivo apresentar os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com crianças em uma Escola de Tempo Integral do município de Palmas-TO, a proposta traz como foco a contação de histórias como uma prática pedagógica eficaz no desenvolvimento da leitura e da escrita dos pequenos. A proposta envolve uma interface entre Literatura e Arte). As crianças, em geral, têm muito interesse por histórias. Neste sentido o projeto cria um contexto, organização e pesquisa muito envolvente para elas, contribuindo, assim, para que se esforcem e se dediquem em todas as etapas do projeto. Durante as etapas da pesquisa e por meio das histórias ouvidas e (re)contadas, as crianças são levadas a pensar sobre diferentes temas presentes na Literatura, como a amizade, a morte, a verdade, a construção da identidade etc., busca-se durante a experiência, analisar em que medida a arte de contar histórias amplia os horizontes da reflexão ética e estética sobre os temas que permeiam a infância. Para tanto, como pressuposto metodológico ancora-se nas ideias de Gomes e Morais (2012) e em O narrador de Walter Benjamim (1994). Conforme etapas seguintes: 1) contação de história em estreita relação com as crianças, sugerindo debates e interação entre elas; 2) depois, momentos lúdicos com brincadeiras (SPOLIN, 2001), 3) a problematização em forma escrita, em que as crianças são estimuladas a organizarem o pensamento por meio do (re)contar suas histórias. A práxis com crianças em sala de aula apresenta um campo vasto para a práxis com histórias, entende que o aprender e o ensinar contando histórias na infância possibilita a reflexão da criança e o redimensionamento da prática pedagógica em função das experiências como possibilidade de formação humana em um ambiente intencionalmente preparado para despertar a imaginação, a curiosidade e a criatividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16270_TB3337_21052023123801.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDETE SILVA DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "Valdete Silva d"
    "autor_email" => "valreisprof@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Essa comunicação tem por objetivo apresentar os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com crianças em uma Escola de Tempo Integral do município de Palmas-TO, a proposta traz como foco a contação de histórias como uma prática pedagógica eficaz no desenvolvimento da leitura e da escrita dos pequenos. A proposta envolve uma interface entre Literatura e Arte). As crianças, em geral, têm muito interesse por histórias. Neste sentido o projeto cria um contexto, organização e pesquisa muito envolvente para elas, contribuindo, assim, para que se esforcem e se dediquem em todas as etapas do projeto. Durante as etapas da pesquisa e por meio das histórias ouvidas e (re)contadas, as crianças são levadas a pensar sobre diferentes temas presentes na Literatura, como a amizade, a morte, a verdade, a construção da identidade etc., busca-se durante a experiência, analisar em que medida a arte de contar histórias amplia os horizontes da reflexão ética e estética sobre os temas que permeiam a infância. Para tanto, como pressuposto metodológico ancora-se nas ideias de Gomes e Morais (2012) e em O narrador de Walter Benjamim (1994). Conforme etapas seguintes: 1) contação de história em estreita relação com as crianças, sugerindo debates e interação entre elas; 2) depois, momentos lúdicos com brincadeiras (SPOLIN, 2001), 3) a problematização em forma escrita, em que as crianças são estimuladas a organizarem o pensamento por meio do (re)contar suas histórias. A práxis com crianças em sala de aula apresenta um campo vasto para a práxis com histórias, entende que o aprender e o ensinar contando histórias na infância possibilita a reflexão da criança e o redimensionamento da prática pedagógica em função das experiências como possibilidade de formação humana em um ambiente intencionalmente preparado para despertar a imaginação, a curiosidade e a criatividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.