UMA HORTA, UMA SEMENTE – SEMEANDO VALORES ECOLÓGICOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGENS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97812 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4219 "inscrito_id" => 18693 "titulo" => "UMA HORTA, UMA SEMENTE – SEMEANDO VALORES ECOLÓGICOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGENS" "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) se constitui como um processo de formação para a vida, no enfrentamento à atual crise socioambiental que desafia a humanidade no planeta. Ela trata questões ambientais em diferentes espaços de educabilidade, formando cidadãos críticos, autônomos e capazes de se apropriarem de conhecimentos teóricos e técnicos contemporâneos na busca de soluções aos problemas do cotidiano. Esta proposta teve por objetivo implementar a EA num espaço não formal de educação, utilizando uma horta orgânica como ferramenta pedagógica para produzir conhecimentos ecológicos, desenvolver uma consciência socioambiental e construir novos hábitos na relação com a natureza. As atividades foram realizadas com crianças e adolescentes na Casa de Acolhimento Lar Manaíra, em João Pessoa- PB. As estratégias envolveram aulas expositivas dialogadas, oficinas pedagógicas - todas mediadas por metodologias ativas. Foram tratados temas como: reciclagem de materiais descartáveis; uso de lixeiras coletivas; germinação de sementes; consumismo; impactos dos agrotóxicos. Foram ministradas aulas, envolvendo a importância dos três Rs ( reduzir, reutilizar e reciclar) nas quais os educandos elaboraram cartazes sobre coleta seletiva; produziram pinturas retratando a natureza; realizaram experimento sobre germinação; construção e decoração de vasos utilizando garrafas pets, e por fim a implementação de uma horta orgânica suspensa. Foi perceptível a motivação dos participantes, revelada no engajamento e interesse em participar da construção e monitoramento da horta orgânica, e a posterior colheita de frutos. Tais ações contribuíram para desenvolver nos participantes valores e atitudes ecológicos em relação ao meio ambiente. Entendemos que o desafio é contínuo frente às demandas e objetivos que construímos e reconstruímos ao longo da execução, alinhado às expectativas do grupo PET/Conexões de Saberes e Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, que se propõem a contribuir para qualidade de vida de grupos sociais vulneráveis à medida que colaboram para o desenvolvimento de seus potenciais e suas habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18693_TB4219_13112023095932.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLACY GEYSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLACY" "autor_email" => "glacy.geysa@academico.ufp" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97812 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4219 "inscrito_id" => 18693 "titulo" => "UMA HORTA, UMA SEMENTE – SEMEANDO VALORES ECOLÓGICOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGENS" "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) se constitui como um processo de formação para a vida, no enfrentamento à atual crise socioambiental que desafia a humanidade no planeta. Ela trata questões ambientais em diferentes espaços de educabilidade, formando cidadãos críticos, autônomos e capazes de se apropriarem de conhecimentos teóricos e técnicos contemporâneos na busca de soluções aos problemas do cotidiano. Esta proposta teve por objetivo implementar a EA num espaço não formal de educação, utilizando uma horta orgânica como ferramenta pedagógica para produzir conhecimentos ecológicos, desenvolver uma consciência socioambiental e construir novos hábitos na relação com a natureza. As atividades foram realizadas com crianças e adolescentes na Casa de Acolhimento Lar Manaíra, em João Pessoa- PB. As estratégias envolveram aulas expositivas dialogadas, oficinas pedagógicas - todas mediadas por metodologias ativas. Foram tratados temas como: reciclagem de materiais descartáveis; uso de lixeiras coletivas; germinação de sementes; consumismo; impactos dos agrotóxicos. Foram ministradas aulas, envolvendo a importância dos três Rs ( reduzir, reutilizar e reciclar) nas quais os educandos elaboraram cartazes sobre coleta seletiva; produziram pinturas retratando a natureza; realizaram experimento sobre germinação; construção e decoração de vasos utilizando garrafas pets, e por fim a implementação de uma horta orgânica suspensa. Foi perceptível a motivação dos participantes, revelada no engajamento e interesse em participar da construção e monitoramento da horta orgânica, e a posterior colheita de frutos. Tais ações contribuíram para desenvolver nos participantes valores e atitudes ecológicos em relação ao meio ambiente. Entendemos que o desafio é contínuo frente às demandas e objetivos que construímos e reconstruímos ao longo da execução, alinhado às expectativas do grupo PET/Conexões de Saberes e Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, que se propõem a contribuir para qualidade de vida de grupos sociais vulneráveis à medida que colaboram para o desenvolvimento de seus potenciais e suas habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18693_TB4219_13112023095932.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLACY GEYSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLACY" "autor_email" => "glacy.geysa@academico.ufp" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }