SILVA, Iara et al.. A organização da prática docente na educação infantil. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/97030>. Acesso em: 22/11/2024 22:37
O presente trabalho relata experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID 2022/2023 na Educação Infantil, especificamente na pré-escola em uma turma de crianças com cinco anos de idade de uma instituição da rede municipal de ensino da cidade de Imperatriz-Maranhão. Dessa forma, o principal objetivo se dá em analisar experiências da prática docente na Educação Infantil levando em consideração os interesses das crianças, seu desenvolvimento, sua capacidade na resolução de problemas. Assim, para o desenvolvimento do trabalho analisamos os planos de ensino da docente que atua turma de pré-escola, além de observarmos a organização da rotina e aspectos da prática pedagógica desenvolvida em sala de aula junto às crianças considerando-as em sua essência como cidadãs capazes, completas, curiosas, construtoras de sentidos e significados e quando reprodutoras de comportamentos agentes criativas e produtivas da própria cultura, além de contribuírem para a sociedade adulta. Para isso, contamos com a abordagem qualitativa. Para fundamentar os estudos buscamos referencial teórico em Oliveira et al (2019); Barbosa (2000) e Oliveira (2014). Com isso, pudemos assinalar que a organização da prática pedagógica na Educação Infantil de modo a contemplar tanto o ato educativo quanto o cuidado que são elementos indissociáveis da primeira etapa da educação básica.