Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97021
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3144
    "inscrito_id" => 2096
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?"
    "resumo" => "Tamanho o potencial dos materiais didáticos e suas diversas formas de abordagem no contexto de ensino e aprendizagem, que nos despertou o interesse em conhecer as produções voltadas para pesquisas com enfoque na utilização de recursos didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, buscou-se estudos nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico em um recorte dos seis últimos anos (2017-2022). Com o uso de descritores e combinação deles, foi encontrado um número significativo de trabalhos, porém, após a filtragem, foram selecionados nove estudos que atendiam a proposta da pesquisa. As análises revelaram produções nas componentes curriculares: Matemática, Ciências e Língua Portuguesa, e com outras componentes de forma interdisciplinar. Foram identificados materiais do tipo: jogos, cartilha (contação de histórias) e plataformas digitais. De acordo com os autores dos trabalhos analisados, os estudantes tiveram mudança conceitual após as estratégias desenvolvidas. No entanto, em um dos estudos voltado para a prática docente, os autores perceberam a necessidade destes professores passarem por uma formação continuada, como forma de instrumentalizá-los para a elaboração de metodologias que auxiliem ou potencializem a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, foi possível observar a eficácia dos recursos no ambiente escolar, como também, dos professores buscarem atualização para trabalhar de forma efetiva com seus estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID2096_TB3144_23052023164502.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DRA. GEORGIANNA"
    "autor_email" => "georgianna.santos@univasf"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97021
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3144
    "inscrito_id" => 2096
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?"
    "resumo" => "Tamanho o potencial dos materiais didáticos e suas diversas formas de abordagem no contexto de ensino e aprendizagem, que nos despertou o interesse em conhecer as produções voltadas para pesquisas com enfoque na utilização de recursos didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, buscou-se estudos nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico em um recorte dos seis últimos anos (2017-2022). Com o uso de descritores e combinação deles, foi encontrado um número significativo de trabalhos, porém, após a filtragem, foram selecionados nove estudos que atendiam a proposta da pesquisa. As análises revelaram produções nas componentes curriculares: Matemática, Ciências e Língua Portuguesa, e com outras componentes de forma interdisciplinar. Foram identificados materiais do tipo: jogos, cartilha (contação de histórias) e plataformas digitais. De acordo com os autores dos trabalhos analisados, os estudantes tiveram mudança conceitual após as estratégias desenvolvidas. No entanto, em um dos estudos voltado para a prática docente, os autores perceberam a necessidade destes professores passarem por uma formação continuada, como forma de instrumentalizá-los para a elaboração de metodologias que auxiliem ou potencializem a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, foi possível observar a eficácia dos recursos no ambiente escolar, como também, dos professores buscarem atualização para trabalhar de forma efetiva com seus estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID2096_TB3144_23052023164502.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DRA. GEORGIANNA"
    "autor_email" => "georgianna.santos@univasf"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Tamanho o potencial dos materiais didáticos e suas diversas formas de abordagem no contexto de ensino e aprendizagem, que nos despertou o interesse em conhecer as produções voltadas para pesquisas com enfoque na utilização de recursos didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, buscou-se estudos nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico em um recorte dos seis últimos anos (2017-2022). Com o uso de descritores e combinação deles, foi encontrado um número significativo de trabalhos, porém, após a filtragem, foram selecionados nove estudos que atendiam a proposta da pesquisa. As análises revelaram produções nas componentes curriculares: Matemática, Ciências e Língua Portuguesa, e com outras componentes de forma interdisciplinar. Foram identificados materiais do tipo: jogos, cartilha (contação de histórias) e plataformas digitais. De acordo com os autores dos trabalhos analisados, os estudantes tiveram mudança conceitual após as estratégias desenvolvidas. No entanto, em um dos estudos voltado para a prática docente, os autores perceberam a necessidade destes professores passarem por uma formação continuada, como forma de instrumentalizá-los para a elaboração de metodologias que auxiliem ou potencializem a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, foi possível observar a eficácia dos recursos no ambiente escolar, como também, dos professores buscarem atualização para trabalhar de forma efetiva com seus estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.