Tamanho o potencial dos materiais didáticos e suas diversas formas de abordagem no contexto de ensino e aprendizagem, que nos despertou o interesse em conhecer as produções voltadas para pesquisas com enfoque na utilização de recursos didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, buscou-se estudos nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico em um recorte dos seis últimos anos (2017-2022). Com o uso de descritores e combinação deles, foi encontrado um número significativo de trabalhos, porém, após a filtragem, foram selecionados nove estudos que atendiam a proposta da pesquisa. As análises revelaram produções nas componentes curriculares: Matemática, Ciências e Língua Portuguesa, e com outras componentes de forma interdisciplinar. Foram identificados materiais do tipo: jogos, cartilha (contação de histórias) e plataformas digitais. De acordo com os autores dos trabalhos analisados, os estudantes tiveram mudança conceitual após as estratégias desenvolvidas. No entanto, em um dos estudos voltado para a prática docente, os autores perceberam a necessidade destes professores passarem por uma formação continuada, como forma de instrumentalizá-los para a elaboração de metodologias que auxiliem ou potencializem a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, foi possível observar a eficácia dos recursos no ambiente escolar, como também, dos professores buscarem atualização para trabalhar de forma efetiva com seus estudantes.