Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: ANÁLISE DOS ANAIS DO ENEM 2022 E ENEMI 2020

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97017
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3139
    "inscrito_id" => 13337
    "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: ANÁLISE DOS ANAIS DO ENEM 2022 E ENEMI 2020"
    "resumo" => "Essa pesquisa é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em andamento. Surgiu do interesse em investigar mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta comprometimento na comunicação verbal e social, assim como o desenvolvimento de comportamentos repetitivos. Desse modo, essa pesquisa que se caracteriza como uma revisão bibliográfica e tem por objetivo identificar estudos publicados nos anais Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) de 2022 e Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI) de 2020 relacionados ao ensino e aprendizagem de Matemática a estudantes com TEA. De um total de 196 artigos que tratavam da inclusão escolar, foram selecionados 11 a partir de um filtro de palavras nos títulos, que foram: AUTISTA, AUTISMO e TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA. Após essa triagem foram analisados os artigos os quais indicaram que os cursos de licenciatura em Matemática promovem poucos estudos e discussões que preparem os licenciandos para atuarem com estudantes com TEA e outras deficiências. Também não são contemplados o entendimento de que cada estudante tem sua particularidade e maneira de aprender e que neste contexto, o professor tem um papel fundamental, como compreender as especificidades e utilizar metodologias de ensino que contemplem não apenas os estudantes com TEA, mas a turma toda, promovendo assim, a inclusão escolar. Consideramos, a partir dos achados nos estudos, que o professor precisa estar sempre se atualizando, uma vez que as demandas da sala de aula requerem compreensão para além dos conteúdos matemáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13337_TB3139_20062023221117.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICKAEL STEFFERSON DE LIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MICKAEL"
    "autor_email" => "stefferson2013@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97017
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3139
    "inscrito_id" => 13337
    "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: ANÁLISE DOS ANAIS DO ENEM 2022 E ENEMI 2020"
    "resumo" => "Essa pesquisa é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em andamento. Surgiu do interesse em investigar mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta comprometimento na comunicação verbal e social, assim como o desenvolvimento de comportamentos repetitivos. Desse modo, essa pesquisa que se caracteriza como uma revisão bibliográfica e tem por objetivo identificar estudos publicados nos anais Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) de 2022 e Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI) de 2020 relacionados ao ensino e aprendizagem de Matemática a estudantes com TEA. De um total de 196 artigos que tratavam da inclusão escolar, foram selecionados 11 a partir de um filtro de palavras nos títulos, que foram: AUTISTA, AUTISMO e TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA. Após essa triagem foram analisados os artigos os quais indicaram que os cursos de licenciatura em Matemática promovem poucos estudos e discussões que preparem os licenciandos para atuarem com estudantes com TEA e outras deficiências. Também não são contemplados o entendimento de que cada estudante tem sua particularidade e maneira de aprender e que neste contexto, o professor tem um papel fundamental, como compreender as especificidades e utilizar metodologias de ensino que contemplem não apenas os estudantes com TEA, mas a turma toda, promovendo assim, a inclusão escolar. Consideramos, a partir dos achados nos estudos, que o professor precisa estar sempre se atualizando, uma vez que as demandas da sala de aula requerem compreensão para além dos conteúdos matemáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13337_TB3139_20062023221117.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICKAEL STEFFERSON DE LIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MICKAEL"
    "autor_email" => "stefferson2013@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Essa pesquisa é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em andamento. Surgiu do interesse em investigar mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta comprometimento na comunicação verbal e social, assim como o desenvolvimento de comportamentos repetitivos. Desse modo, essa pesquisa que se caracteriza como uma revisão bibliográfica e tem por objetivo identificar estudos publicados nos anais Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) de 2022 e Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI) de 2020 relacionados ao ensino e aprendizagem de Matemática a estudantes com TEA. De um total de 196 artigos que tratavam da inclusão escolar, foram selecionados 11 a partir de um filtro de palavras nos títulos, que foram: AUTISTA, AUTISMO e TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA. Após essa triagem foram analisados os artigos os quais indicaram que os cursos de licenciatura em Matemática promovem poucos estudos e discussões que preparem os licenciandos para atuarem com estudantes com TEA e outras deficiências. Também não são contemplados o entendimento de que cada estudante tem sua particularidade e maneira de aprender e que neste contexto, o professor tem um papel fundamental, como compreender as especificidades e utilizar metodologias de ensino que contemplem não apenas os estudantes com TEA, mas a turma toda, promovendo assim, a inclusão escolar. Consideramos, a partir dos achados nos estudos, que o professor precisa estar sempre se atualizando, uma vez que as demandas da sala de aula requerem compreensão para além dos conteúdos matemáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.