ABORDAGENS CONCEITUAIS FUNDAMENTAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE MÃES OUVINTES DE CRIANÇAS SURDAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99523 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6405 "inscrito_id" => 21658 "titulo" => "ABORDAGENS CONCEITUAIS FUNDAMENTAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE MÃES OUVINTES DE CRIANÇAS SURDAS" "resumo" => "O presente estudo visa relatar experiências e práticas educativas de mães ouvintes de crianças surdas. Nesse contexto, apresenta conceitos relacionados às vivências de mães no empenho pela educação do/a filho/a surdo/a e as proposições existentes nas políticas educacionais, dentre elas, os Decretos nº 5.626/2005 e nº 7.611/2011 e as Leis nº 12.319/2010, nº 13.005/2014 e nº 14.191/2021. Este texto tem por objetivo geral refletir sobre a vida e práticas educativas de mães ouvintes de crianças surdas no contexto educacional bilíngue. Para isso, buscou-se descrever o lugar ocupado pela mãe ouvinte no processo educativo da criança surda e apresentar os aportes escolares propostos pela política educacional para a criança surda na aprendizagem e uso da Libras. Nesse sentido, recorreu-se a uma metodologia de cunho qualitativo, utilizando aspectos da pesquisa bibliográfica, de campo e análise documental. A fim de embasar esta pesquisa, foram abordados os conceitos de surdez, Língua de Sinais Caseira (LSC), Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a importância do conhecimento linguístico para o reconhecimento da identidade e da cultura surda. Como resultado dessa pesquisa, observou-se que as mães são responsabilizadas socialmente pela aquisição da comunicação pelo filho/a surdo/a e pela inserção destes na comunidade de maioria ouvinte, tornando-as principais agentes de acompanhamento no contexto educacional. No entanto, percebe-se que apesar da existência de documentos e leis que assegurem a educação bilíngue, e, consequentemente, o aprendizado da Libras, há uma lacuna de políticas públicas que garantam o auxílio no contexto escolar para que o/a estudante surdo/a realize a transição da LSC, aprendida no ambiente familiar, para a Libras. Conjuntura essa, que dificulta melhores condições para que o espaço escolar se torne um suporte institucional para o desenvolvimento subjetivo, identitário, cultural e social desses indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21658_TB6405_10122023113913.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIADNA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "Mariadna" "autor_email" => "mariadnacosta118@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99523 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6405 "inscrito_id" => 21658 "titulo" => "ABORDAGENS CONCEITUAIS FUNDAMENTAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE MÃES OUVINTES DE CRIANÇAS SURDAS" "resumo" => "O presente estudo visa relatar experiências e práticas educativas de mães ouvintes de crianças surdas. Nesse contexto, apresenta conceitos relacionados às vivências de mães no empenho pela educação do/a filho/a surdo/a e as proposições existentes nas políticas educacionais, dentre elas, os Decretos nº 5.626/2005 e nº 7.611/2011 e as Leis nº 12.319/2010, nº 13.005/2014 e nº 14.191/2021. Este texto tem por objetivo geral refletir sobre a vida e práticas educativas de mães ouvintes de crianças surdas no contexto educacional bilíngue. Para isso, buscou-se descrever o lugar ocupado pela mãe ouvinte no processo educativo da criança surda e apresentar os aportes escolares propostos pela política educacional para a criança surda na aprendizagem e uso da Libras. Nesse sentido, recorreu-se a uma metodologia de cunho qualitativo, utilizando aspectos da pesquisa bibliográfica, de campo e análise documental. A fim de embasar esta pesquisa, foram abordados os conceitos de surdez, Língua de Sinais Caseira (LSC), Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a importância do conhecimento linguístico para o reconhecimento da identidade e da cultura surda. Como resultado dessa pesquisa, observou-se que as mães são responsabilizadas socialmente pela aquisição da comunicação pelo filho/a surdo/a e pela inserção destes na comunidade de maioria ouvinte, tornando-as principais agentes de acompanhamento no contexto educacional. No entanto, percebe-se que apesar da existência de documentos e leis que assegurem a educação bilíngue, e, consequentemente, o aprendizado da Libras, há uma lacuna de políticas públicas que garantam o auxílio no contexto escolar para que o/a estudante surdo/a realize a transição da LSC, aprendida no ambiente familiar, para a Libras. Conjuntura essa, que dificulta melhores condições para que o espaço escolar se torne um suporte institucional para o desenvolvimento subjetivo, identitário, cultural e social desses indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21658_TB6405_10122023113913.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIADNA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "Mariadna" "autor_email" => "mariadnacosta118@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }