A RELEVÂNCIA DO ESTADO DO CONHECIMENTO PARA AS PESQUISAS ACADÊMICAS E SEU PROCESSO DE ELABORAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101155 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8859 "inscrito_id" => 25111 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO ESTADO DO CONHECIMENTO PARA AS PESQUISAS ACADÊMICAS E SEU PROCESSO DE ELABORAÇÃO" "resumo" => "Este artigo objetiva discutir a importância do Estado do Conhecimento (EC) para produção de pesquisas acadêmicas, a partir da análise qualitativa de pesquisas relacionadas ao campo da Arte/Educação, abordando as etapas que constituem a referida metodologia. O Estado do Conhecimento (EC) consiste em um estudo bibliográfico que é caracterizado como uma ferramenta essencial para a compreensão da evolução do conhecimento em determinada área. A metodologia empregada, fundamentada em Morosini et al (2021), envolve três etapas que são interligadas e progressivas, sendo elas: a Bibliografia Anotada, a Bibliografia Sistematizada e a Bibliografia Categorizada. Essas etapas possibilitam ter um panorama das produções acadêmicas, identificando as lacunas, as tendências e possíveis direções para futuras investigações. Para alcançar o objetivo, o estudo focou nas dissertações e teses indexadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no período de 2015 a 2022. Dentre as 33 pesquisas encontradas, foram aplicados critérios de inclusão e exclusão de trabalhos para análise dos estudos. Os resultados da análise apontam para a existência de duas produções acadêmicas que se debruçaram em desenvolver um Estado do Conhecimento relacionado ao campo da Arte e seu ensino. Diante desse resultando quantitativo, o nosso estudo destaca a necessidade de ampliar o número de pesquisas sobre a temática, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento de estudos relacionados ao EC e ao campo da Arte/Educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25111_TB8859_19112023130149.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARBELE JULIA FERREIRA LINS" "autor_nome_curto" => "CHARBELE JULIA" "autor_email" => "charbele_julia@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101155 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8859 "inscrito_id" => 25111 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO ESTADO DO CONHECIMENTO PARA AS PESQUISAS ACADÊMICAS E SEU PROCESSO DE ELABORAÇÃO" "resumo" => "Este artigo objetiva discutir a importância do Estado do Conhecimento (EC) para produção de pesquisas acadêmicas, a partir da análise qualitativa de pesquisas relacionadas ao campo da Arte/Educação, abordando as etapas que constituem a referida metodologia. O Estado do Conhecimento (EC) consiste em um estudo bibliográfico que é caracterizado como uma ferramenta essencial para a compreensão da evolução do conhecimento em determinada área. A metodologia empregada, fundamentada em Morosini et al (2021), envolve três etapas que são interligadas e progressivas, sendo elas: a Bibliografia Anotada, a Bibliografia Sistematizada e a Bibliografia Categorizada. Essas etapas possibilitam ter um panorama das produções acadêmicas, identificando as lacunas, as tendências e possíveis direções para futuras investigações. Para alcançar o objetivo, o estudo focou nas dissertações e teses indexadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no período de 2015 a 2022. Dentre as 33 pesquisas encontradas, foram aplicados critérios de inclusão e exclusão de trabalhos para análise dos estudos. Os resultados da análise apontam para a existência de duas produções acadêmicas que se debruçaram em desenvolver um Estado do Conhecimento relacionado ao campo da Arte e seu ensino. Diante desse resultando quantitativo, o nosso estudo destaca a necessidade de ampliar o número de pesquisas sobre a temática, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento de estudos relacionados ao EC e ao campo da Arte/Educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25111_TB8859_19112023130149.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARBELE JULIA FERREIRA LINS" "autor_nome_curto" => "CHARBELE JULIA" "autor_email" => "charbele_julia@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }