A GEOGRAFIA E O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DA ROTEIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE PERNAMBUCO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97009 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3130 "inscrito_id" => 9374 "titulo" => "A GEOGRAFIA E O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DA ROTEIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE PERNAMBUCO" "resumo" => "RESUMO A lei 10.639/03 instituiu a obrigatoriedade da inserção dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos das instituições educacionais. Passados 20 anos da promulgação da referida lei ainda lutamos pela efetivação dessas inclusões nos currículos escolares. O ensino de geografia pode ser muito útil para complementar o ensino de história e cultura afro-brasileira, pois permite uma compreensão mais aprofundada do contexto geográfico, social e cultural em que ocorreram os eventos históricos e as manifestações culturais das populações afrodescendentes no Brasil. O estudo da geografia ajuda a entender a distribuição geográfica dos povos africanos que foram trazidos para o Brasil como escravizados e como essa distribuição influenciou a formação de comunidades afrodescendentes, entre elas os quilombos, em diferentes regiões do país. Além disso, pode auxiliar a entender a relação entre a escravidão e a economia brasileira, bem como a influência no desenvolvimento de diferentes formas de resistência e luta dos povos africanos e seus descendentes. Dessa forma, essa pesquisa analisou a roteirização dos conteúdos de Geografia para o Ensino Fundamental – anos finais com o objetivo de localizar a presença da temática relacionada à história e cultura afro-brasileira e africana na perspectiva do cumprimento das exigências legais. Metodologicamente essa pesquisa se configura como qualitativa, orientada pela análise de conteúdo (BARDIN, 2011), de forma que foram analisados o livro “Por dentro da Geografia “de Wagner Costa Ribeiro, Editora Saraiva (2018) a contendo sequência de conteúdos estabelecidos para cada ano. No entanto, a pesquisa evidenciou que os conteúdos aparecem textualmente expressos somente no 8º ano e aponta para a necessidade da inserção da temática nos demais anos desse nível de ensino. Palavras-chave: Geografia; Ensino das relações étnico-raciais; Ensino Fundamental; Roteirização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9374_TB3130_06112023175123.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WEDELL JACKSON DE CALDAS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "Wedell Jackson" "autor_email" => "wedellprofessor@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97009 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3130 "inscrito_id" => 9374 "titulo" => "A GEOGRAFIA E O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DA ROTEIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE PERNAMBUCO" "resumo" => "RESUMO A lei 10.639/03 instituiu a obrigatoriedade da inserção dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos das instituições educacionais. Passados 20 anos da promulgação da referida lei ainda lutamos pela efetivação dessas inclusões nos currículos escolares. O ensino de geografia pode ser muito útil para complementar o ensino de história e cultura afro-brasileira, pois permite uma compreensão mais aprofundada do contexto geográfico, social e cultural em que ocorreram os eventos históricos e as manifestações culturais das populações afrodescendentes no Brasil. O estudo da geografia ajuda a entender a distribuição geográfica dos povos africanos que foram trazidos para o Brasil como escravizados e como essa distribuição influenciou a formação de comunidades afrodescendentes, entre elas os quilombos, em diferentes regiões do país. Além disso, pode auxiliar a entender a relação entre a escravidão e a economia brasileira, bem como a influência no desenvolvimento de diferentes formas de resistência e luta dos povos africanos e seus descendentes. Dessa forma, essa pesquisa analisou a roteirização dos conteúdos de Geografia para o Ensino Fundamental – anos finais com o objetivo de localizar a presença da temática relacionada à história e cultura afro-brasileira e africana na perspectiva do cumprimento das exigências legais. Metodologicamente essa pesquisa se configura como qualitativa, orientada pela análise de conteúdo (BARDIN, 2011), de forma que foram analisados o livro “Por dentro da Geografia “de Wagner Costa Ribeiro, Editora Saraiva (2018) a contendo sequência de conteúdos estabelecidos para cada ano. No entanto, a pesquisa evidenciou que os conteúdos aparecem textualmente expressos somente no 8º ano e aponta para a necessidade da inserção da temática nos demais anos desse nível de ensino. Palavras-chave: Geografia; Ensino das relações étnico-raciais; Ensino Fundamental; Roteirização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9374_TB3130_06112023175123.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WEDELL JACKSON DE CALDAS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "Wedell Jackson" "autor_email" => "wedellprofessor@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }