O presente trabalho tem por objetivo relatar as contribuições de um projeto de monitoria para o componente curricular Metodologia do Trabalho Científico (MTC), do curso de Pedagogia, da UFPB. A disciplina foi ofertada no semestre 2022.2 pelo Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP), do Centro de Educação da UFPB, e ministrado pela Professora Dra. Evelyn Faheina. As aulas foram realizadas em formato presencial às quartas-feiras (9h às 12h), com o auxílio de uma monitora (Iara), previamente selecionada para atuar no componente curricular. A turma (n=51) era composta por 50 estudantes do curso de Pedagogia e 1 de Ciências Biológicas. Ao término do semestre foram 33 aprovações, nenhuma reprovação e 18 desistências. Também foi aplicado um questionário de avaliação com os estudantes sobre o componente curricular ofertado. Os principais resultados foram: nível de satisfação da turma com a disciplina (33,3%=muito satisfeito, 55,6%=satisfeito, 5,6%=insatisfeito e 5,6%= indiferente); nível de satisfação com relação ao trabalho desempenhado pela monitora (61,1%=muito satisfeito, 27,8%=satisfeito e 5,6%=insatisfeito); nível de satisfação dos estudantes com relação aos conteúdos estudados (27,8%=muito satisfeito, 55,6%=satisfeito, 5,6%=muito insatisfeito e 11,1%=insatisfeito); o conteúdo que exigiu maior esforço de aprendizagem durante o semestre, de acordo com os discentes foi o estudo das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): referências (54,5%); interesse dos estudantes com relação aos conteúdos e as atividades desenvolvidas (bom= 50%, ótimo=22,2% e regular= 27,8%). Concluiu-se que os resultados foram satisfatórios e corresponderam ao cumprimento dos seguintes objetivos: (1) promover o aprofundamento teórico e prático da monitora nos conteúdos do componente curricular; (2) implementar estratégias didáticas e metodológicas com vista ao desenvolvimento da disciplina e o maior desenvolvimento acadêmico dos estudantes envolvidos; (3) contribuir com a formação da monitoria, proporcionando-lhe participação efetiva nas atividades que integram a prática docente.