Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE MONITORIA PARA O COMPONENTE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98207
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4713
    "inscrito_id" => 18587
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE MONITORIA PARA O COMPONENTE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo relatar as contribuições de um projeto de monitoria para o componente curricular Metodologia do Trabalho Científico (MTC), do curso de Pedagogia, da UFPB. A disciplina foi ofertada no semestre 2022.2 pelo Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP), do Centro de Educação da UFPB, e ministrado pela Professora Dra. Evelyn Faheina. As aulas foram realizadas em formato presencial às quartas-feiras (9h às 12h), com o auxílio de uma monitora (Iara), previamente selecionada para atuar no componente curricular. A turma (n=51) era composta por 50 estudantes do curso de Pedagogia e 1 de Ciências Biológicas. Ao término do semestre foram 33 aprovações, nenhuma reprovação e 18 desistências. Também foi aplicado um questionário de avaliação com os estudantes sobre o componente curricular ofertado. Os principais resultados foram: nível de satisfação da turma com a disciplina (33,3%=muito satisfeito, 55,6%=satisfeito, 5,6%=insatisfeito e 5,6%= indiferente); nível de satisfação com relação ao trabalho desempenhado pela monitora (61,1%=muito satisfeito, 27,8%=satisfeito e 5,6%=insatisfeito); nível de satisfação dos estudantes com relação aos conteúdos estudados (27,8%=muito satisfeito, 55,6%=satisfeito, 5,6%=muito insatisfeito e 11,1%=insatisfeito); o conteúdo que exigiu maior esforço de aprendizagem durante o semestre, de acordo com os discentes foi o estudo das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): referências (54,5%); interesse dos estudantes com relação aos conteúdos e as atividades desenvolvidas (bom= 50%, ótimo=22,2% e regular= 27,8%). Concluiu-se que os resultados foram satisfatórios e corresponderam ao cumprimento dos seguintes objetivos: (1) promover o aprofundamento teórico e prático da monitora nos conteúdos do componente curricular; (2) implementar estratégias didáticas e metodológicas com vista ao desenvolvimento da disciplina e o maior desenvolvimento acadêmico dos estudantes envolvidos; (3) contribuir com a formação da monitoria, proporcionando-lhe participação efetiva nas atividades que integram a prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18587_TB4713_11072023142104.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IARA CRISTINA SOARES DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "IARA"
    "autor_email" => "pedagoga.iaraalbuquerque@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98207
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4713
    "inscrito_id" => 18587
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE MONITORIA PARA O COMPONENTE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo relatar as contribuições de um projeto de monitoria para o componente curricular Metodologia do Trabalho Científico (MTC), do curso de Pedagogia, da UFPB. A disciplina foi ofertada no semestre 2022.2 pelo Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP), do Centro de Educação da UFPB, e ministrado pela Professora Dra. Evelyn Faheina. As aulas foram realizadas em formato presencial às quartas-feiras (9h às 12h), com o auxílio de uma monitora (Iara), previamente selecionada para atuar no componente curricular. A turma (n=51) era composta por 50 estudantes do curso de Pedagogia e 1 de Ciências Biológicas. Ao término do semestre foram 33 aprovações, nenhuma reprovação e 18 desistências. Também foi aplicado um questionário de avaliação com os estudantes sobre o componente curricular ofertado. Os principais resultados foram: nível de satisfação da turma com a disciplina (33,3%=muito satisfeito, 55,6%=satisfeito, 5,6%=insatisfeito e 5,6%= indiferente); nível de satisfação com relação ao trabalho desempenhado pela monitora (61,1%=muito satisfeito, 27,8%=satisfeito e 5,6%=insatisfeito); nível de satisfação dos estudantes com relação aos conteúdos estudados (27,8%=muito satisfeito, 55,6%=satisfeito, 5,6%=muito insatisfeito e 11,1%=insatisfeito); o conteúdo que exigiu maior esforço de aprendizagem durante o semestre, de acordo com os discentes foi o estudo das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): referências (54,5%); interesse dos estudantes com relação aos conteúdos e as atividades desenvolvidas (bom= 50%, ótimo=22,2% e regular= 27,8%). Concluiu-se que os resultados foram satisfatórios e corresponderam ao cumprimento dos seguintes objetivos: (1) promover o aprofundamento teórico e prático da monitora nos conteúdos do componente curricular; (2) implementar estratégias didáticas e metodológicas com vista ao desenvolvimento da disciplina e o maior desenvolvimento acadêmico dos estudantes envolvidos; (3) contribuir com a formação da monitoria, proporcionando-lhe participação efetiva nas atividades que integram a prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18587_TB4713_11072023142104.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IARA CRISTINA SOARES DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "IARA"
    "autor_email" => "pedagoga.iaraalbuquerque@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar as contribuições de um projeto de monitoria para o componente curricular Metodologia do Trabalho Científico (MTC), do curso de Pedagogia, da UFPB. A disciplina foi ofertada no semestre 2022.2 pelo Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP), do Centro de Educação da UFPB, e ministrado pela Professora Dra. Evelyn Faheina. As aulas foram realizadas em formato presencial às quartas-feiras (9h às 12h), com o auxílio de uma monitora (Iara), previamente selecionada para atuar no componente curricular. A turma (n=51) era composta por 50 estudantes do curso de Pedagogia e 1 de Ciências Biológicas. Ao término do semestre foram 33 aprovações, nenhuma reprovação e 18 desistências. Também foi aplicado um questionário de avaliação com os estudantes sobre o componente curricular ofertado. Os principais resultados foram: nível de satisfação da turma com a disciplina (33,3%=muito satisfeito, 55,6%=satisfeito, 5,6%=insatisfeito e 5,6%= indiferente); nível de satisfação com relação ao trabalho desempenhado pela monitora (61,1%=muito satisfeito, 27,8%=satisfeito e 5,6%=insatisfeito); nível de satisfação dos estudantes com relação aos conteúdos estudados (27,8%=muito satisfeito, 55,6%=satisfeito, 5,6%=muito insatisfeito e 11,1%=insatisfeito); o conteúdo que exigiu maior esforço de aprendizagem durante o semestre, de acordo com os discentes foi o estudo das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): referências (54,5%); interesse dos estudantes com relação aos conteúdos e as atividades desenvolvidas (bom= 50%, ótimo=22,2% e regular= 27,8%). Concluiu-se que os resultados foram satisfatórios e corresponderam ao cumprimento dos seguintes objetivos: (1) promover o aprofundamento teórico e prático da monitora nos conteúdos do componente curricular; (2) implementar estratégias didáticas e metodológicas com vista ao desenvolvimento da disciplina e o maior desenvolvimento acadêmico dos estudantes envolvidos; (3) contribuir com a formação da monitoria, proporcionando-lhe participação efetiva nas atividades que integram a prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.