Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÉTODOS ALTERNATIVOS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA FORMAÇAO INICIAL EM PEDAGOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97008
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3129
    "inscrito_id" => 15151
    "titulo" => "MÉTODOS ALTERNATIVOS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA FORMAÇAO INICIAL EM PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Este artigo busca, compreender os relatos de alunos de pedagogia de uma universidade pública federal da região nordeste do Pará, sobre métodos alternativos de avaliação educacional da disciplina fundamentos teóricos metodológicos da matemática do curso, com enfoque qualitativo e procedimentos descritivos através de: aplicação de questionário a uma professora do turno vespertino e entrevista fechada com alunos de duas turmas que cursaram a disciplina. Os relatos mostraram grande interesse, por parte dos estudantes, nos métodos e práticas avaliativas propostas e a partir deles, foi possível constatar uma boa compreensão sobre avaliação educacional na formação inicial em pedagogia. Destarte, pode-se concluir com esse trabalho que, não é possível pensar os métodos e práticas avaliativas como algo pronto e acabado, visto que são muitas as possibilidades no campo educativo e precisam ser adequadas aos processos formativos. Os alunos conceberam as alternativas dos métodos utilizados (elaboração de jogos, análises de livros didáticos, micro aulas, coordenação de atividades lúdicas, mural digital, mapa mental entre outros) durante a disciplina satisfatoriamente pois os veem como inovadores e até então são pouco utilizados dentro do curso. Visto que, no geral a maioria dos docentes formadores tradicionalmente aplicam os mesmos métodos como seminários, provas e produções de textuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15151_TB3129_16082023171414.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE MAYARA DA SILVA LEITÃO"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE"
    "autor_email" => "mayahleitao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97008
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3129
    "inscrito_id" => 15151
    "titulo" => "MÉTODOS ALTERNATIVOS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA FORMAÇAO INICIAL EM PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Este artigo busca, compreender os relatos de alunos de pedagogia de uma universidade pública federal da região nordeste do Pará, sobre métodos alternativos de avaliação educacional da disciplina fundamentos teóricos metodológicos da matemática do curso, com enfoque qualitativo e procedimentos descritivos através de: aplicação de questionário a uma professora do turno vespertino e entrevista fechada com alunos de duas turmas que cursaram a disciplina. Os relatos mostraram grande interesse, por parte dos estudantes, nos métodos e práticas avaliativas propostas e a partir deles, foi possível constatar uma boa compreensão sobre avaliação educacional na formação inicial em pedagogia. Destarte, pode-se concluir com esse trabalho que, não é possível pensar os métodos e práticas avaliativas como algo pronto e acabado, visto que são muitas as possibilidades no campo educativo e precisam ser adequadas aos processos formativos. Os alunos conceberam as alternativas dos métodos utilizados (elaboração de jogos, análises de livros didáticos, micro aulas, coordenação de atividades lúdicas, mural digital, mapa mental entre outros) durante a disciplina satisfatoriamente pois os veem como inovadores e até então são pouco utilizados dentro do curso. Visto que, no geral a maioria dos docentes formadores tradicionalmente aplicam os mesmos métodos como seminários, provas e produções de textuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15151_TB3129_16082023171414.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE MAYARA DA SILVA LEITÃO"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE"
    "autor_email" => "mayahleitao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo busca, compreender os relatos de alunos de pedagogia de uma universidade pública federal da região nordeste do Pará, sobre métodos alternativos de avaliação educacional da disciplina fundamentos teóricos metodológicos da matemática do curso, com enfoque qualitativo e procedimentos descritivos através de: aplicação de questionário a uma professora do turno vespertino e entrevista fechada com alunos de duas turmas que cursaram a disciplina. Os relatos mostraram grande interesse, por parte dos estudantes, nos métodos e práticas avaliativas propostas e a partir deles, foi possível constatar uma boa compreensão sobre avaliação educacional na formação inicial em pedagogia. Destarte, pode-se concluir com esse trabalho que, não é possível pensar os métodos e práticas avaliativas como algo pronto e acabado, visto que são muitas as possibilidades no campo educativo e precisam ser adequadas aos processos formativos. Os alunos conceberam as alternativas dos métodos utilizados (elaboração de jogos, análises de livros didáticos, micro aulas, coordenação de atividades lúdicas, mural digital, mapa mental entre outros) durante a disciplina satisfatoriamente pois os veem como inovadores e até então são pouco utilizados dentro do curso. Visto que, no geral a maioria dos docentes formadores tradicionalmente aplicam os mesmos métodos como seminários, provas e produções de textuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.