XAVIER, Edjailma Dos Santos et al.. Contação de história na educação infantil. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/96952>. Acesso em: 22/11/2024 21:51
Este artigo procura analisar as concepções que conduzem as práticas pedagógicas que envolvem a contação de história na educação infantil. Buscando a importância desse modo de ensinar nessa etapa tão importante que é a educação infantil. Podemos obsercar a contação de história é uma prática interdisciplinar bastante utilizada pelos professores que buscam através da ludicidade estimular na criança não só o gosto pela leitura, mas também instigar a imaginação, criatividade e a oralidade. O presente estudo tem como enfoque pesquisar as práticas pedagógicas desenvolvidas com a contação de história na educação infantil, tendo como aporte teorico o processo de aprendizageem sob a perspectiva piagetiana na qual, mostra que essa prática auxilia na formação humana através da imaginação, atenção e a linguagem e as contribuições da contação de histórias à luz de Paulo Freire, assegurando o ato de ler, uma libertação. Em primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com levantamento desses autores e textos que tinham ligação com a abordagem apresentada e no interesse do tema proposto. Os sujeitos da pesquisa foram professores da Educação Infantil, e o campo da pesquisa foi uma Escola Municipal localizada na zona rural da cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça-PB. O referido artigo, tem caráter qualitativo e quantitativo, onde buscou alcançar todos os objetivos da pesquisa. Ao concluir esse trabalho, mostrou-se a influência positiva que a contação de história exerce no emocional e no afetivo da criança, despertando a curiosidade, estimulando a imaginação, desenvolvendo a autonomia contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.