RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS DE ENSINO A PARTIR DO JOGO “CARA A CARA COM AS BRASILEIRINHAS”
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95677 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1360 "inscrito_id" => 11402 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS DE ENSINO A PARTIR DO JOGO “CARA A CARA COM AS BRASILEIRINHAS”" "resumo" => "Nos últimos anos, a educação brasileira tem passado por grandes mudanças com a inserção de novas metodologias ativas no ensino. Destacamos, dentre essas novas metodologias, os jogos de tabuleiro modernos, que podem vir a contribuir no processo de ensino e aprendizagem. À vista disso, temos como objetivo, neste trabalho, apresentar o jogo de tabuleiro “Cara a Cara com as brasileirinhas” elaborado a partir da proposta presente em um Plano de Pesquisa de Iniciação Científica - PIBIC-UFPB (2022-2023) - intitulado: Ressignificando e instrumentalizando práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa com jogos de tabuleiro. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa exploratória sobre a presença da ludicidade na educação (BOUGÈRE, 2003 e NICOLAU, 2018); sobre metodologias voltadas para a aplicação do jogo no ensino da língua (BERNO; SIGILIANO, 2021); sobre jogos existentes, que poderiam ser adaptados para o contexto do ensino de língua; e, por fim, sobre o letramento literário (COSSON, 2008), tendo em mente a criação de um jogo voltado para os estudos literários no Ensino Fundamental. Após a pesquisa exploratória, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro: “Cara a cara com as brasileirinhas”, como base em um jogo existente “Cara a Cara” e sua dinâmica. “Cara a cara com as brasileirinhas” foi confeccionado por meio de recursos simples como: papéis impressos, tesoura e lápis, montando, assim, dois tabuleiros contendo 24 personalidades femininas e seu objetivo é permitir que os alunos possam conhecer e debater sobre mulheres escritoras e brasileiras que se destacaram na literatura. A partir desta proposta, pretendemos assegurar aos alunos uma dinâmica de aprendizagem com atividades que abranjam diferentes práticas de linguagem, visualizando o jogo como uma estratégia de ensino possível de ser trabalhada no âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659445f30189f_02012024142051.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-02 14:20:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARA DE CASSIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GILMARA" "autor_email" => "gil.mara.2013@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95677 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1360 "inscrito_id" => 11402 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS DE ENSINO A PARTIR DO JOGO “CARA A CARA COM AS BRASILEIRINHAS”" "resumo" => "Nos últimos anos, a educação brasileira tem passado por grandes mudanças com a inserção de novas metodologias ativas no ensino. Destacamos, dentre essas novas metodologias, os jogos de tabuleiro modernos, que podem vir a contribuir no processo de ensino e aprendizagem. À vista disso, temos como objetivo, neste trabalho, apresentar o jogo de tabuleiro “Cara a Cara com as brasileirinhas” elaborado a partir da proposta presente em um Plano de Pesquisa de Iniciação Científica - PIBIC-UFPB (2022-2023) - intitulado: Ressignificando e instrumentalizando práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa com jogos de tabuleiro. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa exploratória sobre a presença da ludicidade na educação (BOUGÈRE, 2003 e NICOLAU, 2018); sobre metodologias voltadas para a aplicação do jogo no ensino da língua (BERNO; SIGILIANO, 2021); sobre jogos existentes, que poderiam ser adaptados para o contexto do ensino de língua; e, por fim, sobre o letramento literário (COSSON, 2008), tendo em mente a criação de um jogo voltado para os estudos literários no Ensino Fundamental. Após a pesquisa exploratória, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro: “Cara a cara com as brasileirinhas”, como base em um jogo existente “Cara a Cara” e sua dinâmica. “Cara a cara com as brasileirinhas” foi confeccionado por meio de recursos simples como: papéis impressos, tesoura e lápis, montando, assim, dois tabuleiros contendo 24 personalidades femininas e seu objetivo é permitir que os alunos possam conhecer e debater sobre mulheres escritoras e brasileiras que se destacaram na literatura. A partir desta proposta, pretendemos assegurar aos alunos uma dinâmica de aprendizagem com atividades que abranjam diferentes práticas de linguagem, visualizando o jogo como uma estratégia de ensino possível de ser trabalhada no âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659445f30189f_02012024142051.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-02 14:20:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARA DE CASSIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GILMARA" "autor_email" => "gil.mara.2013@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }