Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO IFBA JACOBINA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A idealização de programas de monitoria para discentes tornou-se uma prática muito comum entre os campi das instituições federais, onde, são designados alunos dos institutos para exercer a função de auxiliar outros alunos, por meio de processo seletivo, geralmente a partir da avaliação de caracterização socioeconômica, com o intuito de selecionar discentes que necessitem de renda extra para suplantar tal necessidade por meio do estudo. Tal avaliação divide a nota do participante com uma análise, provinda dos docentes da disciplina, de uma aula ministrada pelo candidato, com objetivo de constatar a capacidade de ensino provinda do discente, ou futuro monitor que, ao ser admitido ao cargo, receberá um salário mensal, em recompensa da carga horária que o aluno deverá submeter ao auxílio e a complementação de ensino de outros alunos a respeito da sua disciplina designada, geralmente ciências exatas, que tão comumente são relatadas carências por parte dos discentes. Assim, este trabalho, teve como objetivo em quais benefícios tiveram aqueles que exerceram função de monitores, por meio de coletas de dados adquiridos por meio de entrevistas com monitores e também estudantes que tiveram a experiências de passarem por eles. Em virtude de que, tornam-se sujeitos a uma experiência de emprego atrelado à pedagogia, onde além de terem necessariamente um estudo maior em relação a suas respectivas disciplinas, são dispostos a práticas efetivamente pedagógicas, geralmente interligadas a cursos de licenciatura, onde os empregados tendem a desenvolver esse conhecimento a partir de sua jornada de trabalho no campus, contudo, ainda é relatado falhas em meio ao programa, aludido não só por parte de monitores, mas também dos discentes que frequentam as aulas da monitoria, assim, alinhado ao detalhamento dos benefícios deste projeto, deve ser exibido às problemáticas residuais enrustidas no interior da política de suporte de aprendizagem para discentes.

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