Os fenômenos da natureza e as tecnologias fazem parte do cotidiano infantil, mesmo antes da vida escolar. Dessa forma, a curiosidade e interesse pela ciência inicia ainda na infância. Uma das maneiras de possibilitar uma aprendizagem que desperte a curiosidade, saberes e interesse pelas ciências é através da investigação, que permite às crianças a produção do seu conhecimento por meio da interação entre pensar, sentir e fazer. Nessa perspectiva, este trabalho tem como finalidade apresentar o desenvolvimento do projeto de extensão Cientista Mirim: Desvendando a ciência a partir da investigação, desenvolvido no IF Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, que teve como objetivo despertar nas crianças o interesse e curiosidade em compreender os fenômenos científicos através de atividades investigativas que favoreçam o desenvolvimento da curiosidade, criatividade e autonomia. O projeto consistiu em realizar quatro atividades de ciências, de forma online, através do google Meet, com enfoque na física, a partir de temas diversos do cotidiano, para crianças das series iniciais do ensino fundamental, utilizando como estratégia didática a investigação. Através das atividades, as crianças foram instigadas a investigarem situações do cotidiano, despertando o interesse e curiosidade em compreender como os fenômenos científicos acontecem, a partir das seguintes etapas, inspiradas em Demo (2005): Questionamento, Construção de hipóteses, Experimentação, Registro e comunicação. Mesmo de forma remota, foi possível utilizar o ensino investigativo para o aprendizado de ciências, principalmente de física, sendo então observado que as crianças interagem e participam quando são instigadas através de suas curiosidades, explorando suas dúvidas sobre os fenômenos da natureza, a partir de um ensino contextualizado e participativo. Durante a realização do projeto, foi possível sanar algumas dessas curiosidades e dúvidas. Logo assim, o método investigativo auxiliou no desenvolvimento de habilidades enriquecedoras para as crianças, sendo elas, autonomia, ação e argumentação.