O objetivo desse estudo foi analisar a que ponto o Conselho de Classe, como um colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, influencia na prática pedagógica reflexiva e nas possíveis transformações das práticas pedagógicas dos professores das escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro, especificamente, do município de São Gonçalo/RJ. A pesquisa de estudo de caso com enfoque qualitativo foi realizada no Colégio Estadual Santos Dias, no Colégio Estadual Walter Orlandine, no Colégio Estadual Coronel João Tarcísio Bueno e no CIEP nº 413 Adão Pereira Nunes, selecionados por critérios de amostra probabilística. Atuando efetivamente nas escolas e no ensino médio, participaram professores e membros da equipe técnico-pedagógica. De 48 professores, 34 aceitaram participar, o que corresponde 70.8% dos professores, e 08 representantes da equipe técnico-pedagógica, o que corresponde a 100%, sendo 42 participantes na sua totalidade. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a análise documental e a observação participante. Os resultados das entrevistas, pressupõem que os participantes da pesquisa intrinsicamente conhecem e sabem que a dinâmica do Conselho de Classe aponta para uma avaliação formativa e condutora das práticas pedagógicas e, consequentemente, a reorientação para o planejamento e ao processo de ensino e aprendizagem. Contudo, os resultados da análise dos PPP (Projetos Político Pedagógicos), das atas dos Conselhos de Classe e das atas de reuniões de planejamento, assim como o resultado da observação participante descaracterizam todo esse possível conhecimento. A partir dos resultados, é possível afirmar que o Conselho de Classe, nas escolas pesquisadas não reconduz às práticas pedagógicas e muito menos às reflexivas conforme propõe Schõn como sendo uma nova epistemologia da prática, a qual está fundada nos conceitos de conhecimento na ação e reflexão na ação.