Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TERMOQUÍMICA E ALIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE AULA EXPERIMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98810
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5494
    "inscrito_id" => 20879
    "titulo" => "TERMOQUÍMICA E ALIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE AULA EXPERIMENTAL"
    "resumo" => "Um dos conteúdos de Química apresentados durante o Ensino Médio é a Termoquímica, que está relacionado às trocas de energia que estão associadas às transformações químicas e às mudanças de estados físico ocorridas durante as reações químicas. Sendo considerado um tópico difícil por parte dos que estudam, que não estabelecem relações entre a Termoquímica e fatos de seu cotidiano. Com objetivo de tornar o tema mais próximo dos alunos, foi proposta uma aula demonstrativa sobre a termoquímica relacionando-a ao gasto calórico da alimentação. Foi montado um calorímetro em sala de aula com materiais de baixo custo e fácil acesso, desse modo os alunos puderam observar a diferença de temperatura da queima de um carboidrato e de um lipídio, para logo em seguida serem convidados a relacionar os dados obtidos no experimento com o conteúdo apresentado em aulas anteriores, relacionando assim a teoria e prática. Ao fim da atividade houve um momento de debate entre os alunos e os Licenciandos da Residência Pedagógica onde algumas dúvidas foram sanadas, foi perceptível que os alunos se mostraram animados com a dinâmica proposta. Ao fim da aula, um questionário no Google Forms® foi proposto para que os estudantes externassem a opinião sobre o experimento, confirmando terem considerado a atividade positiva para um melhor entendimento do conteúdo teórico. Desta forma, foi corroborado que as aulas diferenciadas, em especial as com propostas experimentais contribuem na compreensão do conteúdo teórico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582ec117dc98_20122023102849.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:28:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAINA SOARES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "THAINÁ FERREIRA"
    "autor_email" => "thainasofer@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98810
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5494
    "inscrito_id" => 20879
    "titulo" => "TERMOQUÍMICA E ALIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE AULA EXPERIMENTAL"
    "resumo" => "Um dos conteúdos de Química apresentados durante o Ensino Médio é a Termoquímica, que está relacionado às trocas de energia que estão associadas às transformações químicas e às mudanças de estados físico ocorridas durante as reações químicas. Sendo considerado um tópico difícil por parte dos que estudam, que não estabelecem relações entre a Termoquímica e fatos de seu cotidiano. Com objetivo de tornar o tema mais próximo dos alunos, foi proposta uma aula demonstrativa sobre a termoquímica relacionando-a ao gasto calórico da alimentação. Foi montado um calorímetro em sala de aula com materiais de baixo custo e fácil acesso, desse modo os alunos puderam observar a diferença de temperatura da queima de um carboidrato e de um lipídio, para logo em seguida serem convidados a relacionar os dados obtidos no experimento com o conteúdo apresentado em aulas anteriores, relacionando assim a teoria e prática. Ao fim da atividade houve um momento de debate entre os alunos e os Licenciandos da Residência Pedagógica onde algumas dúvidas foram sanadas, foi perceptível que os alunos se mostraram animados com a dinâmica proposta. Ao fim da aula, um questionário no Google Forms® foi proposto para que os estudantes externassem a opinião sobre o experimento, confirmando terem considerado a atividade positiva para um melhor entendimento do conteúdo teórico. Desta forma, foi corroborado que as aulas diferenciadas, em especial as com propostas experimentais contribuem na compreensão do conteúdo teórico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582ec117dc98_20122023102849.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:28:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAINA SOARES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "THAINÁ FERREIRA"
    "autor_email" => "thainasofer@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Um dos conteúdos de Química apresentados durante o Ensino Médio é a Termoquímica, que está relacionado às trocas de energia que estão associadas às transformações químicas e às mudanças de estados físico ocorridas durante as reações químicas. Sendo considerado um tópico difícil por parte dos que estudam, que não estabelecem relações entre a Termoquímica e fatos de seu cotidiano. Com objetivo de tornar o tema mais próximo dos alunos, foi proposta uma aula demonstrativa sobre a termoquímica relacionando-a ao gasto calórico da alimentação. Foi montado um calorímetro em sala de aula com materiais de baixo custo e fácil acesso, desse modo os alunos puderam observar a diferença de temperatura da queima de um carboidrato e de um lipídio, para logo em seguida serem convidados a relacionar os dados obtidos no experimento com o conteúdo apresentado em aulas anteriores, relacionando assim a teoria e prática. Ao fim da atividade houve um momento de debate entre os alunos e os Licenciandos da Residência Pedagógica onde algumas dúvidas foram sanadas, foi perceptível que os alunos se mostraram animados com a dinâmica proposta. Ao fim da aula, um questionário no Google Forms® foi proposto para que os estudantes externassem a opinião sobre o experimento, confirmando terem considerado a atividade positiva para um melhor entendimento do conteúdo teórico. Desta forma, foi corroborado que as aulas diferenciadas, em especial as com propostas experimentais contribuem na compreensão do conteúdo teórico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.