Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO” DO MOODLE: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE AVALIAÇÃO FORMATIVA DURANTE A PANDEMIA – DEAD IFPE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96008
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1782
    "inscrito_id" => 10620
    "titulo" => "“LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO” DO MOODLE: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE AVALIAÇÃO FORMATIVA DURANTE A PANDEMIA – DEAD IFPE"
    "resumo" => "O “laboratório de avaliação” na plataforma Moodle é uma ferramenta que oportuniza o trabalho em pares, onde o professor pode escolher se a interação será de um para muitos, de muitos para um, ou de um para um, inclusive a escolha dos estudantes que formam os pares (nomeando os estudantes dentro da sala do Moddle, onde está postado a ferramenta). No contexto da pandemia, um cenário em que nada poderia ser feito presencialmente, foi necessário realizar mudanças da metodologia empregada no projeto de extensão iniciado anteriormente, onde a formação sobre avaliação formativa dos estudantes foi realizada nesta plataforma e a professora-orientadora utilizou a ferramenta “laboratório de avaliação”. Estes estudantes foram selecionados do curso de licenciatura em Matemática de dois municípios polos da DEAD – IFPE (Limoeiro – PE e Santana do Ipanema – AL), sendo um estudante em cada. Os mesmos trabalharam de forma cooperativa na ferramenta que oportunizou a autorregulação (autorreflexão) e a corregulação (feedbacks construtivos) dos conceitos abordados sobre avaliação formativa com uso de mapas conceituais realizados num software gratuito, CmapTools. A ferramenta utilizada nos deu possibilidade de verificar a interação entre os pares e também a aprendizagem dos estudantes envolvidos no projeto, além de permitir novas abordagens de tópicos incompreendidos, porém necessários para uma boa formação sobre avaliação formativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10620_TB1782_19112023130223.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA DE SOUZA ROLIM"
    "autor_nome_curto" => "ANA LUIZA ROLIM"
    "autor_email" => "analuiza.rolim@recife.ifp"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96008
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1782
    "inscrito_id" => 10620
    "titulo" => "“LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO” DO MOODLE: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE AVALIAÇÃO FORMATIVA DURANTE A PANDEMIA – DEAD IFPE"
    "resumo" => "O “laboratório de avaliação” na plataforma Moodle é uma ferramenta que oportuniza o trabalho em pares, onde o professor pode escolher se a interação será de um para muitos, de muitos para um, ou de um para um, inclusive a escolha dos estudantes que formam os pares (nomeando os estudantes dentro da sala do Moddle, onde está postado a ferramenta). No contexto da pandemia, um cenário em que nada poderia ser feito presencialmente, foi necessário realizar mudanças da metodologia empregada no projeto de extensão iniciado anteriormente, onde a formação sobre avaliação formativa dos estudantes foi realizada nesta plataforma e a professora-orientadora utilizou a ferramenta “laboratório de avaliação”. Estes estudantes foram selecionados do curso de licenciatura em Matemática de dois municípios polos da DEAD – IFPE (Limoeiro – PE e Santana do Ipanema – AL), sendo um estudante em cada. Os mesmos trabalharam de forma cooperativa na ferramenta que oportunizou a autorregulação (autorreflexão) e a corregulação (feedbacks construtivos) dos conceitos abordados sobre avaliação formativa com uso de mapas conceituais realizados num software gratuito, CmapTools. A ferramenta utilizada nos deu possibilidade de verificar a interação entre os pares e também a aprendizagem dos estudantes envolvidos no projeto, além de permitir novas abordagens de tópicos incompreendidos, porém necessários para uma boa formação sobre avaliação formativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10620_TB1782_19112023130223.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA DE SOUZA ROLIM"
    "autor_nome_curto" => "ANA LUIZA ROLIM"
    "autor_email" => "analuiza.rolim@recife.ifp"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O “laboratório de avaliação” na plataforma Moodle é uma ferramenta que oportuniza o trabalho em pares, onde o professor pode escolher se a interação será de um para muitos, de muitos para um, ou de um para um, inclusive a escolha dos estudantes que formam os pares (nomeando os estudantes dentro da sala do Moddle, onde está postado a ferramenta). No contexto da pandemia, um cenário em que nada poderia ser feito presencialmente, foi necessário realizar mudanças da metodologia empregada no projeto de extensão iniciado anteriormente, onde a formação sobre avaliação formativa dos estudantes foi realizada nesta plataforma e a professora-orientadora utilizou a ferramenta “laboratório de avaliação”. Estes estudantes foram selecionados do curso de licenciatura em Matemática de dois municípios polos da DEAD – IFPE (Limoeiro – PE e Santana do Ipanema – AL), sendo um estudante em cada. Os mesmos trabalharam de forma cooperativa na ferramenta que oportunizou a autorregulação (autorreflexão) e a corregulação (feedbacks construtivos) dos conceitos abordados sobre avaliação formativa com uso de mapas conceituais realizados num software gratuito, CmapTools. A ferramenta utilizada nos deu possibilidade de verificar a interação entre os pares e também a aprendizagem dos estudantes envolvidos no projeto, além de permitir novas abordagens de tópicos incompreendidos, porém necessários para uma boa formação sobre avaliação formativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.